“Espaço para 4 pessoas e tínhamos 10”, diz Gilberto sobre morte na UPA

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), médico Gilberto Albuquerque, falou na manhã desta sexta-feira, dia 19, sobre a morte de um paciente no chão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Promorar, na zona sul de Teresina.

“É um paciente que teve uma complicação respiratório no domicílio e foi socorrido por um parente. Parente esse corajoso que adentrou ao hospital com esse paciente nos braços. Quando você chega em um hospital com um caso de emergência, você vai direto para uma sala vermelha. Sala vermelha é a que tem um espaço onde você tem os melhores equipamentos e a equipe treinada. Infelizmente no momento em que ele chegou o espaço que é para quatro pessoas nós tínhamos 10“, disse Dr. Gilberto.

O gestor explicou que a equipe precisou agir com rapidez para tentar salvar o paciente que estava em parada cardiorrespiratória na área de emergência da UPA.

“E portanto o local que ele encontrou foi soltar o paciente no chão para que houvesse uma reanimação cardiopulmonar imediata. Essa medida tomada é porque o chão é uma superfície rígida que reduz o risco de acidente na hora das manobras. Então a equipe prontamente agiu, não perdeu tempo em remover o paciente. No local em que o familiar o deixou a equipe tentou todas as manobras de reanimação”, completou Dr. Gilberto.

“Mas quando você tem uma parada cardíaca acima de quatro minutos, a chance de ressuscitar é muito pequena. Se ela tem mais de 10 minutos, quase nunca ressuscita. Mas a equipe realizou suas manobras e pelo relato que tem do fato a equipe foi heroica em não perder um minuto. Na hora que perceberam que o paciente adentrou em parada cardiorrespiratória eles executaram a manobra”, finalizou o presidente da FMS.

Homem Chão
Homem morre no chão na UPA do Promorar. Foto: Divulgação
Compartilhar
Siga:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias