Sem leito, homem morre no chão na UPA do Promorar

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro Notícias
Homem Chão
Homem morre no chão na UPA do Promorar. Foto: Divulgação

Um homem morreu no chão na tarde desta quarta-feira, dia 17, por falta de leito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Promorar, na zona sul de Teresina.

O paciente estava com problemas respiratórios e sofreu uma parada cardíaca. Os profissionais de saúde tentaram reanimá-lo, sem sucesso. Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) afirmou que o paciente chegou em estado grave, trazido nos braços por um parente, e que a equipe de plantão fez manobras de reanimação enquanto era providenciada uma maca na UPA.

A FMS afirmou ainda que todas as salas da unidade estavam ocupadas, inclusive os leitos extras. Além disso, segundo a FMS, devido à gravidade, não era possível interromper o processo de ressuscitação cardíaca feito no chão.

O fundação da Prefeitura de Teresina informou ainda que todos os recursos foram usados para a reanimação do paciente. Profissionais relataram que a UPA passa por uma superlotação e falta de estrutura para lidar com a atual demanda diante do crescimento da Covid-19.

Homem morre no chão na UPA do Promorar. Foto: Divulgação
  • Confira a nota da Fundação Municipal de Saúde

A Upa do Promorar informa que o paciente em questão foi trazido para a sala vermelha nos braços por um familiar já em estado grave de parada cardiorespiratória, e foi recebido por um equipe de plantão que iniciou imediatamente o processo de reanimação enquanto era providenciada uma maca, pois todos os leitos da sala estavam ocupados inclusive leitos extras.

Devido à gravidade da situação não era possível interromper o processo de ressuscitação cardíaca para mudá-lo de local. Foram usados todos os recursos possíveis para reanimação do paciente, no entanto ele já chegou à unidade em estado muito grave e veio a óbito.

Compartilhe
Siga:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor dos portais Senadinho e Piauí 24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Comentarista na Rede Meio Norte.