Polícia resgata quase 50 aves silvestres em 13 casas no Piauí

Polícia apreende quase 50 aves silvestres em situação de cativeiro em União
Redação PI24h Redação PI24h
  • Policiais resgataram quase 50 aves silvestres em cativeiro em União
  • Os animais estavam em 13 residências na zona urbana do município no Piauí
  • A operação foi deflagra após denúncia ao Batalhão Ambiental

A Polícia Militar do Piauí, através do Batalhão de Polícia Ambiental, realizou nesta segunda-feira, dia 04, o resgate de quase 50 aves silvestres em situação de cativeiro no município de União, a 64 km de Teresina. A operação se deu após denúncias anônimas nas redes sociais do BPA.

De acordo com o major Fredson Abreu, a ação teve 13 residências alvos na zona urbana do município. As equipes realizaram o trabalho de fiscalização nos endereços após informes de aves sendo criadas em gaiolas. Foram elaborados cinco Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

“As pessoas ligam para o batalhão, via WhatsApp ou pelo nosso Instagram. Nós fazemos um compilado dessas denúncias, desses alvos e a gente mapeia e vamos fiscalizar essas residências. Através não só da parte repressiva, mas também de educação ambiental. Então a gente orienta sobre o trabalho do Batalhão Ambiental e falamos que não pode manter, vender, adquirir, comercializar pássaros silvestres, que é um crime ambiental. E aí fazemos também educação ambiental, falamos um pouco nas rádios locais também”, destacou o major Fredson Abreu.

Parte dos animais foi solta em áreas de mata na região e os que apresentaram estado de mansidão, foram trazidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Bio Parque Zoobotânico em Teresina. As gaiolas apreendidas são descartadas.

“Por conta da distância e do deslocamento, a gente prioriza soltar os pássaros que estão em condições. E os que estão mais mansos a gente realmente traz. Mas a gente evita trazer bastante, porque eles já estão na região de mata, melhor do que trazer para a capital. Então, os que já estão em estado de mansidão muito grande, a gente traz e os outros não. Quem estiver bravo ainda na gaiola e que esteja com a saúde perfeita, a gente já solta logo”, explicou o sargento Israel Rodrigues, do BPA.

O BPA disponibiliza o contato (86) 9 9498-2073, além do Instagram @bpa_pmpi, para denúncias anônimas acerca de crimes ambientais.

Polícia resgata animais silvestres em União. Foto: Divulgação
Compartilhar
Siga:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias