A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abriu o agendamento para vacinação da Covid-19 para as pessoas com deficiência com 60 anos de idade ou mais que também sejam portadoras de comorbidades. O agendamento é pelo site Vacina já! onde a pessoa escolhe a Unidade Básica de Saúde (UBS) onde irá receber a dose da vacina ou como acamado na residência.
Conforme o Instrutivo Normativo da FMS, são considerados com deficiência permanente aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações: Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas, pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo, pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos, pessoas com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar.
Notícias Relacionadas
No ato da vacina devem ser apresentados o CPF ou cartão nacional do SUS; comprovante de residência da cidade de Teresina; documento que comprove a comorbidade associada; carteira de deficiente ou laudo que comprove a deficiência.
A integrante da coordenação da campanha de vacinação da Covid-19, Emanuelle Dias, explica que existem 36 mil pessoas em Teresina com deficiência. “A FMS não recebeu doses suficientes para todas as pessoas e foi priorizado o público com 60 anos ou mais e que apresente laudo que comprova a deficiência, laudo da comorbidade e a idade”, orientou Emanuelle.