O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, anunciou nesta sexta-feira, dia 05, a suspensão das cirurgias eletivas no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, diante da necessidade do aumento de leitos para pacientes com Covid-19.
“A população pode ter percebido uma diminuição de leitos [para Covid-19] no Hospital Getúlio Vargas de 50 para 40. Essa diminuição existiu em razão da necessidade de voltarmos a realizar as cirurgias eletivas. Estamos realizando 1,2 mil cirurgias eletivas por mês no Hospital Getúlio Vargas.”, explicou Florentino.
Notícias Relacionadas
“Mas agora em razão do aumento do número de casos [de Covid-19] estamos suspendendo novamente as cirurgias eletivas. Então o HGV vai ficar com 50 leitos exclusivos para Covid-19. E 20 leitos de UTI para as outras patologias. Só o Hospital Getúlio Vargas vai ter em atividade 70 leitos de UTI. 20 para outras patologias e 50 para Covid-19”, completou Florentino.
O secretário explicou que no pico da pandemia do novo coronavírus no ano passado a rede pública estadual tinha 200 leitos ativos nos hospitais e nesse momento são 212 leitos abertos no Piauí.
O mais recente boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgado na noite desta quinta-feira, dia 04, aponta 767 internações de pacientes infectados pelo novo coronavírus sendo 445 em leitos clínicos, 31 em leitos de estabilização e 291 em UTIs.