Piauí consegue atingir meta de 2003 no IDH

Piauí conseguiu atingir a meta que foi estipulada em 2003 de avançar para alto desenvolvimento no IDH
Hérlon Moraes Hérlon Moraes

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), comemorou o desempenho do Piauí na projeção do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) por estados do Brasil para 2023 e 2024. Segundo ele, o Piauí conseguiu atingir a meta que foi estipulada em 2003, quando assumiu o Palácio de Karnak pela primeira vez, que era sair de Muito Baixo Desenvolvimento (IDH 0,4) para Alto Desenvolvimento (IDH 0,748). A nova meta agora, de acordo com o ministro, é chegar a Muito Alto Desenvolvimento (IDH igual ou acima 0,8) em 2026.


Distorção dos fatos

Após a repercussão extremamente negativa no país, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou nas redes sociais que suas declarações sobre o Nordeste foram distorcidas. O governador ressaltou que a união do Sul e Sudeste jamais será pra diminuir outras regiões. “Não é ser contra ninguém, e sim a favor de somar esforços”, disse. Zema chegou a afirmar que o Nordeste é uma “vaquinha” que produz pouco, gerando reação dos governadores da região. “A distorção dos fatos provoca divisão, mas a força do Brasil tá no trabalho em união”, destacou.

Romeu Zema
Governador Romeu Zema. Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

E por falar em Zema

O senador Marcelo Castro (MDB), presidente da Comissão de Desenvolvimento Social (CDR) do Senado, também rechaçou as declarações de Zema. Disse que a posição do governador mineiro não é construtiva e que o país precisa trabalhar junto. “O contrário nos afasta”, afirmou. Na CDR, Castro defende que seja dada atenção particular para as regiões Norte e Nordeste, além de mais estímulo para o turismo. O senador Cid Gomes (PDT-CE) é o vice-presidente da Comissão.

Marcelo Castro
Senador Marcelo Castro. Foto: Divulgação / Agência Brasil

Níquel a todo vapor

Diretores da Piauí Níquel Metais (PNM), empresa que produz cerca de 600 toneladas de níquel por mês, no município de Capitão Gervásio Oliveira, apresentou ao governador Rafael Fonteles (PT), o seu projeto de construção de uma nova unidade para produção de 25 mil toneladas anuais do metal, a partir de 2026, além de 800 toneladas de cobalto, a partir de 2027.

6 bilhões em investimentos

A empresa tem previsão de investimentos na casa dos R$ 6 bilhões nos próximos anos e promete gerar mais de 2.000 empregos diretos, apenas durante a fase de construção da nova unidade, além de 800 novos colaboradores durante a sua fase de operação.

Piauí Níquel
Piauí Níquel Metais. Foto: Divulgação
Compartilhar

Mais Colunas

Últimas Notícias

Mais Lidas