Saiu o 1° voto de Ciro Nogueira com o governo Lula

Ciro Nogueira se juntou a Marcelo Castro e Jussara Lima e 100% da bancada piauiense votou na aprovação da Reforma Tributária
Hérlon Moraes Hérlon Moraes

Ferrenho crítico do governo Lula, o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, se rendeu ao projeto de Reforma Tributária e votou com a bancada aliada ao governo no Senado. O parlamentar piauiense se juntou a Marcelo Castro (MDB) e Jussara Lima (PSD) e garantiu o comprometimento de 100% da bancada piauiense na aprovação da matéria, que terminou com um placar de 53 votos favoráveis e 24 contrários e nenhuma abstenção. A matéria segue para a Câmara dos Deputados, pois o texto original foi modificado no Senado.


Foi contra Bolsonaro

O presidente do Progressistas foi contra o posicionamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que já havia se manifestado contra a Reforma Tributária em suas redes sociais. A manifestação fez com que 10 senadores do PL votassem contra a proposta. Apenas o senador Eduardo Gomes (PL-TO) votou a favor. Houve uma abstenção, o senador Marcos Rogério (RO).

Bolsonaro
Ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Agência Brasil

Moro sendo Moro

Um dos senadores que votou contra a Reforma Tributária foi Sérgio Moro (União Brasil). O parlamentar paranaense justificou o posicionamento dizendo que a proposta deveria simplicar, no entanto, a reforma aprovada aumenta a carga tributária.

Sergio Moro
Sergio Moro. Foto: Pedro França / Agência Senado

Vitória, diz Haddad

Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, “a Reforma Tributária vai tornar o sistema brasileiro menos injusto e mais convidativo aos investimentos internos e estrangeiros. Uma vitória para o país”. O presidente Lula gostou do comentário.

Fernando Haddad
Fernando Haddad. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Novo Ciclo

Para o governador do Piauí, Rafael Fonteles, a aprovação da Reforma Tributária inicia um novo ciclo na economia do Brasil. “Com a simplificação e modernização do sistema tributário nacional, o Brasil receberá mais investimentos e poderá crescer de 12% a 16% em um período de 15 a 20 anos. E os estados e municípios serão beneficiados com mais recursos”, afirmou.

Rafael Fonteles
Rafael Fonteles defende reforma tributária no Senado. Foto: Divulgação

Na Luta

Vale ressaltar que o governador participou diretamente da luta para que fosse aprovada a reforma, ainda quando foi presidente do Comsefaz, entre 2019 e 2021. “Lideramos os secretários estaduais de Fazenda na elaboração do texto que deu uma grande contribuição à proposta aprovada ontem e nas articulações para o encaminhamento da matéria no Congresso Nacional”, declarou.

Rafael Fonteles
Rafael Fonteles defende reforma tributária no Senado. Foto: Divulgação
Compartilhar

Mais Colunas

Últimas Notícias

Mais Lidas