Dr. Pessoa revoga calamidade no transporte após ação do Setut

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro

O prefeito Dr. Pessoa revogou nesta segunda-feira, dia 14, o decreto de calamidade pública para o sistema de transporte público de Teresina. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município.

“Fica revogado o Decreto nº 21.640, de 28.10.2021, que Declara Estado de Calamidade Pública e determina a Intervenção Administrativa na prestação do Serviço de Transporte Coletivo Urbano no Município de Teresina e assume a operação”, diz o documento assinado por Dr. Pessoa.

O decreto permitia ações emergenciais por parte do poder público para incluir novas empresas no sistema a fim de garantir a prestação do serviço diante da crise envolvendo as empresas filiadas ao Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).

O Setut ingressou com ação na 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina conseguindo suspender os artigos 4º e 5º do decreto que autorizavam a contratação emergencial de empresas para o transporte coletivo e a abertura de crédito adicional no orçamento da Prefeitura. Com a suspensão o decreto perdeu sentido e acabou sendo revogado por Dr. Pessoa.

Greve.. O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro) definiu em assembleia geral pela deflagração de greve dos motoristas e cobradores de ônibus em Teresina a partir do dia 21.

A categoria reivindica a assinatura da convenção coletiva de trabalho com aumento salarial, auxílio alimentação e plano de saúde. Nos próximos dias, os trabalhadores vão tentar fechar um acordo com o Setut.

Compartilhar
Compartilhar:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias