O juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos, decretou a prisão de Filipe do Valle Prado, 30, suspeito de tentativa de feminicídio em um motel no bairro Macaúba, na zona sul de Teresina. Ele tinha sido solto no último sábado, dia 18, e voltou a ser preso nesta segunda-feira, dia 20.
Na decisão, o magistrado destacou a periculosidade do suspeito apontada pela autoridade policial, com risco de reiteração do delito, sendo de fundamental importância a manutenção da prisão para salvaguardar a vítima e seus familiares, bem como a ordem pública em Teresina.
“A segregação cautelar é necessária considerando principalmente a periculosidade (…), pela gravidade concreta evidenciada no modus operandi de extrema violência contra a mulher em razão de seu gênero, e visando a assegurar a integridade física e psicológica da ofendida”, considerou o juiz Valdemir Ferreira Santos.
Soltura
O juiz Antônio Lopes de Oliveira, da Vara do Núcleo de Plantão, tinha concedido liberdade provisória a Filipe do Valle Prado. Na decisão, o magistrado afirmou que apesar de se tratar do cumprimento de prisão preventiva, não observou necessidade de imposição de “medida extrema” [prisão], bastando a imposição de medidas cautelares a Felipe Prado.
Caso
Segundo a investigação, o indivíduo passou cerca de seis horas agredindo a companheira em um motel. O crime ocorreu no último sábado, dia 11. A mulher sofreu traumatismo craniano e teve o maxilar quebrado nas agressões em Teresina
“Ela saiu desfigurada, o autor agiu de extrema violência, através de socos e cotoveladas principalmente no rosto da vítima. Até para nós da polícia foi uma imagem bastante chocante. Foi submetida praticamente a uma sessão de tortura”, disse a delegada Nathália Figueiredo, titular do Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (Dhpp).