Covid-19 em alta suspende cirurgias e atendimentos no Piauí

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro

O governador Wellington Dias assinou decreto que suspende a realização de cirurgias eletivas e atendimento médico ambulatorial por 15 dias diante do agravamento da pandemia da Covid-19 no Piauí. A medida está em vigor desde a última quarta-feira, dia 10.

A suspensão leva em conta a necessidade de abertura de maior número de leitos para tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus buscando evitar o esgotamento do sistema de saúde do Piauí.

A medida atinge todos os hospitais públicos e ambulatórios, exceto casos de patologia materno-infantil, oncologia, cardiologia e neurologia. No mesmo decreto o governador transforma o Hospital da Polícia Militar (HPM) em unidade exclusiva para atendimento de casos da Covid-19.

“Devido o aumento do número de casos e óbitos e a necessidade de abertura de maior número de leitos para tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus, chegamos ao consenso de suspender as cirurgias eletivas e atendimentos por esse período”, justificou o secretário estadual de saúde, Florentino Neto.

Os profissionais serão remanejados para atendimento de casos da Covid-19. “Com essa medida também vamos remanejar profissionais dessas áreas para o atendimento aos pacientes acometidos pela Covid-19, da mesma forma como fizemos atrás no outro pico da pandemia. Uma vez que nossa demanda hospitalar está muito alta”, completou Florentino.

Saúde em colapso.. O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgado na noite desta quinta-feira, dia 11, mostra que o Piauí tem 350 pacientes em estado grave com Covid-19 internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ao todo, quatro hospitais públicos e três privados estão com 100% de ocupação nos leitos de UTI.

Compartilhar
Siga:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias