Florentino: “Nós temos pessoas na fila esperando por leito de UTI”

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, confirmou na manhã desta segunda-feira, dia 08, a presença de pacientes graves com Covid-19 na fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais no Piauí.

“Nós temos pessoas na fila esperando por leito. Nós tínhamos uma capacidade de atender o pedido na hora que chegava, mas nesse momento essa capacidade do pedido chegar a ser atendido imediatamente não existe. A gente passa algumas horas para atender as pessoas. É necessário adquirir um novo leito ou um leito ficar vago. Não temos mais sincronismo. Veio a solicitação a vaga está disponível. Nesse momento veio a solicitação e fica ali algumas horas para receber a vaga”, falou Florentino.

O gestor contou que o estado do Piauí tem nesse momento 217 leitos para pacientes com Covid-19. São 17 leitos a mais nos hospitais estaduais em comparação ao pico da pandemia em 2021. Na semana passada, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo federal fizesse a habilitação de 278 leitos no Piauí.

“O estado manteve todos os leitos ativos embora eles não estivessem habilitados pelo Ministério. A não habilitação não impede do leito funcionar, impede do Ministério mandar recursos para o leito. Com a decisão judicial nossas solicitações de habilitação estão no Ministério agora a tendência é que esses leitos sejam habilitados e nós passamos a receber os recursos”, explicou Florentino.

Vacina.. O governador Wellington Dias, representando o Fórum Nacional de Governadores, se reúne nesta segunda-feira, dia 08, às 10h, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, depois de quebras no cronograma de vacinação contra a Covid-19.

“Nós precisamos garantir segurança, para que possamos vacinar todos com mais de 60 anos, grupo que responde por 70% das internações e dos óbitos”, disse Wellington.

Compartilhar
Siga:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias