Lula volta ao Piauí para agradecer vitória nas urnas em 2022

Presidente volta ao Piauí pela primeira vez após a vitória nas urnas em outubro de 2022
Hérlon Moraes Hérlon Moraes

Chegou o grande dia. O presidente Lula desembarca hoje em Teresina para uma agenda concorrida. É a primeira vez que o presidente volta ao Piauí após a vitória nas urnas em outubro do ano passado. Vitória essa que ele deve muito ao piauiense. Na capital do Piauí, Lula fará o lançamento nacional do programa Brasil sem Fome, que tem como objetivo retirar novamente o país do mapa da fome e da insegurança alimentar. O petista apresentará, ainda, as obras que serão realizadas no Piauí por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O discurso do presidente promete emocionar.


Dia histórico

Para o governador Rafael Fonteles, esta quinta-feira será histórica. Segundo ele, as ações que serão anunciadas por Lula “trazem mais investimentos e mais cuidado com aqueles que mais precisam”. Segundo Rafael, com o apoio do governo federal, o Piauí vai crescer cada vez mais e ajudar na construção de um Brasil com mais desenvolvimento.

Rafael e Lula
Rafael e Lula. Foto: Divulgação

Já tem ministro no Piauí

Na comitiva de Lula são esperados pelo menos 19 ministros. Uma delas, Sônia Guajajara, dos Povos Originários, está no Piauí desde ontem. Ela participou em Lagoa de São Francisco, da inauguração do Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty, o primeiro do Piauí dedicado à cultura e ancestralidade dos povos indígenas. A solenidade foi realizada na comunidade Nazaré, onde residem 450 indígenas dos povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty.

Ministra Sônia Guajajara no Piauí. Foto: Divulgação

Saúde Digital

A ministra participou ainda da primeira ampliação do Programa Piauí Saúde Digital. A iniciativa, que já funciona no município de Piripiri, agora chega a Lagoa de São Francisco. O programa irá disponibilizar telemedicina em dez especialidades médicas nas três unidades básicas de saúde (UBS) do município, além de equipamento de eletrocardiograma ECG em uma unidade básica. Os exames serão realizados por profissionais de saúde locais e os laudos serão emitidos por médicos especialistas.

Ministra na ampliação do Programa Piauí Saúde Digital. Foto: Divulgação

Agenda na educação

O deputado federal Dr Francisco Costa (PT) se reuniu ontem com o ministro da Educação, Camilo Santana, para tratar sobre o fortalecimento do ensino superior no Piauí. O parlamentar solicitou investimentos na melhoria da estrutura física e equipamentos para a Universidade e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) a fim de viabilizar a abertura de novos cursos nas áreas de saúde e agrárias. Para a UFPI, o parlamentar busca implantação de um Serviço Escola para as aulas práticas e estágios dos estudantes de Psicologia no campus de Teresina. O petista pediu ainda a autorização para o curso de Medicina no campus da UFPI de Floriano. Já para o IFPI), o deputado pediu abertura de curso de Agronomia nos campi de diversos municípios.

Deputado Francisco Costa com ministro da Educação, Camilo Santana. Foto: Jessyca Barros
Compartilhar

Mais Colunas

Últimas Notícias

Mais Lidas