- A Sejus instaurou uma Sindicância, já publicada no DOE
- Três homens e duas mulheres estão sob sindicância
- A comissão tem 30 dias para apresentar suas conclusões
A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) instaurou uma sindicância em que investiga cinco servidores da Penitenciária Dom Abel Alonso Nuñez pela fuga de 17 presos ocorrida no último domingo (18). São eles: Caetano Abade Neto, Francisco Torres dos Santos, Elias Bento da Silva Neto, Maricélia Mendes Ribeiro e Rakel de Castro Alves.
Na Portaria nº 88, publicada na edição de 20 de fevereiro do Diário Oficial do Estado, o secretário de Justiça, coronel Carlos Augusto designou os servidores Marcelo de Moura Lemos de Oliveira, Guilherme Tell de Araújo Costa, Francisco Miguel Soares de Araújo Filho e mais o suplente Cícero Ribeiro de Almeida Neto a integrarem a Comissão de Sindicância Punitiva.
De acordo com a publicação, os servidores estão sob investigação por “supostamente terem cometidos infrações administrativas no âmbito da Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Nuñez”. A portaria, porém, não especifica quais infrações foram estas.
A comissão terá um prazo de 30 dias para realizar suas investigações e apresentar relatório com a apuração do fato, que permitiu a fuga de 17 presos da prisão de segurança média localizada a 608 km de Teresina.
O governador Rafael Fonteles exonerou a diretora Denyse Costa e Silva e Denis Ferreira de Sousa, diretor adjunto da unidade, um dia após a fuga.
Fuga da prisão de Bom Jesus
A Polícia recapturou nessa sexta-feira (23), Raendew da Silva Rodrigues Soares e Matheus Alves Barreto. De acordo com a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), eles haviam roubado duas bicicletas na noite de quinta-feira (22) e foram localizados na comunidade Quilombo, a 20 km do centro.
Já haviam sido recapturados Jociel da Silva e Anderson da Costa, que estavam em Currais, a 10 km de Bom Jesus. Rafael do Nascimento da Silva foi encontrado em Cristino Castro, a cerca de 40 km do local. Rosivaldo Florentino Costa e Silva foi quem percorreu a maior distância até então; ele foi recapturado em Canto do Buriti, cerca de 230 km da penitenciária de Bom Jesus.
Continuam foragidos: Augusto Ivan Ferreira Abade; Celio Moreira da Silva; Valter Pereira de Santa Junior, Sabino Rodrigues de Souza Neto, Ruan Pinheiro da Guia, Mikael Marques da Silva, João Marcos Pereira, Jacson de Sousa Laranjeira, William Gama de Souza, Givanilton Alves Rodrigues e Edgar Pereira dos Reis.
Caso a população tenha informações sobre o paradeiro deles, o telefone 86 99488-8133, da Administração Penitenciária, ou o 190 da PM estão disponíveis para denúncias.