Piauí e mais sete estados enfrentam pior seca desde 1980

Piauí, Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Maranhão, Bahia e Sergipe tem pior seca em 43 anos, diz Cemaden
Redação PI24h Redação PI24h

O Piauí e mais sete estados das regiões Norte e Nordeste enfrentam a pior seca dos últimos 43 anos, segundo dados do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Governo Federal. Piauí, Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Maranhão, Bahia e Sergipe encaram a pior falta de chuvas desde 1980.


O levantamento leva em conta os registros de volume de chuva (em milímetros) de toda a base histórica do Cemaden, que teve início em 1980.

Um mapa mostra os recordes com áreas em marrom mostrando as regiões onde a falta de chuvas já bateu recorde. Antes, o pior período de falta de chuva havia sido em 2015.

As partes em vermelho indicam que já estão na segunda maior estiagem da sua história. Já as áreas em amarelo apontam as que enfrentam a terceira pior estiagem.

O mapa mostra regiões em marrom e vermelho no centro norte do Piauí. O cenário tem relação com o El Niño atípico e como aquecimento global.

Mais Quente

Oeiras voltou a ser a cidade mais quente do Brasil nesta terça-feira, dia 03. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor no município chegou a 42ºC. Na segunda-feira, dia 02, Oeiras já tinha ficado na primeira colocação ao marcar 41,6ºC.

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias