Imepi apreende 70 rolos de fios e cabos elétricos no Piauí

Ao todo, 22 empresas receberam auto de infração no Piauí
Redação PI24h Redação PI24h

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreendeu mais de 70 rolos de fios e cabos elétricos na operação “Energia Segura”, nos municípios de Barras, Esperantina, Nossa Senhora dos Remédios, Porto, Joaquim Pires, além da capital Teresina.


Ao todo, 30 estabelecimentos comerciais especializados na venda de fios e cabos elétricos foram vistoriados e 22 empresas receberam auto de infração por conta de irregularidades encontradas. De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, a operação Energia Segura foi desencadeada em parceria com os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“Tivemos um grande índice de apreensões de fios e cabos elétricos na Operação Energia Segura nessa última semana. Isso é o resultado do trabalho árduo dos fiscais do Imepi que diariamente estão nas ruas da capital e do interior protegendo a população. Apesar do encerramento da operação nacional, vamos continuar com as nossas equipes empenhadas em combater a venda de fios e cabos elétricos em situação irregular”, ressaltou Patrícia Leal.

O coordenador do setor da Qualidade e responsável pela operação no Piauí, Aquiles Neto, aponta que durante a vistoria é realizado um teste prévio para identificar a capacidade de retenção de energia do fio, além de uma análise para saber se o material possui quantidade de cobre menor que o recomendado.

“Após ser constatado o erro, o produto é retirado de circulação e o setor jurídico do Imepi formaliza uma notificação judicial para autuar os responsáveis (comerciante ou fabricante) com multas que podem chegar até R$ 1,5 milhão”, explicou Aquiles Neto.

Além de pagar mais caro na conta de energia, um fio em situação irregular pode superaquecer e gerar um curto-circuito. Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar sua dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi, através do WhatsApp: (86) 99456-1921.

Fios e cabos elétricos apreendidos no Piauí. Foto: Divulgação
Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias