Chesf aumenta vazão da barragem de Boa Esperança no Piauí

Segundo a Chesf, com as chuvas 68% do volume útil no reservatório está ocupado no Piauí
Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro Notícias
Boa Esperança
Barragem de Boa Esperança. Foto: Divulgação

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) aumentou nesta quinta-feira, dia 16, a vazão de saída no reservatório de Boa Esperança, na Bacia do Rio Parnaíba. O novo patamar será de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s), devendo permanecer neste valor até nova reavaliação.

Segundo a companhia, a ação acontece em virtude da previsão de ocorrência de chuvas na região, e da necessidade de seguir a curva de volume de espera do reservatório de Boa Esperança estabelecida para o período, controlando seu armazenamento, que se encontra com 68% do volume útil no reservatório no Piauí.

A Chesf ressaltou que seja fortemente evitado pelas comunidades ribeirinhas a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, e destacou que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada.

Boa Esperança

A hidro elétrica de Boa Esperança foi implantada a partir de 1968 e está localizado no município de Guadalupe, no Piauí, a aproximadamente 80 km a montante da cidade de Floriano.

O equipamento tem uma área de drenagem de 87.500 km2, e está instalado no rio Parnaíba, cuja bacia hidrográfica tem uma área da ordem de 300.000 km2, com extensão de 1.716 km da sua nascente na Chapada da Tabatinga até o Atlântico.

São quatro unidades geradoras acionadas por turbinas Francis, sendo duas unidades de 55.000 kW cada, e duas unidades de 63.650 kW cada , totalizando uma capacidade instalada de 237.300 kW.

  • Receba notícias em 1ª mão. ☝🏽 Clique e entre agora no grupo fechado do PI24h no WhatsApp. 👉🏼 https://pi24h.com/gz5x
Compartilhe