Dr. Pessoa empossa membros do Conselho de Saúde de Teresina

Conselho é formado por 64 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes em Teresina
Redação PI24h Redação PI24h

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), empossou nesta quarta-feira, dia 27, os 64 novos membros do Conselho de Saúde de Teresina para o biênio 2023/2025. A entidade é composta por representantes do poder público e da sociedade civil, e a solenidade ocorreu no Salão Nobre do Palácio da Cidade.


De acordo com Dr. Pessoa, o Conselho é uma importante ferramenta na regulação e fiscalização nos serviços de saúde prestados a população. “É de grande importância para a saúde, aliás, na vida pública ter o controle na fiscalização. Esse é o grande propósito, porque quem fiscaliza as ações públicas é o Conselho Municipal de Saúde de Teresina. Portanto, nós estamos satisfeitos com 64 conselheiros sendo empossados hoje, e o que esperamos, é trabalharmos juntos”, disse o prefeito Dr. Pessoa.

O Conselho é responsável por formular estratégias e controlar a execução da política de saúde da capital piauiense. Atuará de forma deliberativa, consultiva, normativa e fiscalizadora, em relação às ações do município. Trabalhando no controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), colaborando na construção de políticas públicas para a saúde e contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos à população.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ari Ricardo, o controle social é a porta de entrada da qualidade de serviços prestado, não só na área da saúde, mais em todos os segmentos. “O bom trabalho de vocês, reflete numa boa prestação dos serviços. E também, assim, eventuais omissões que vocês tenham no seu serviço, também vão refletir lá na prestação de saúde. Então, boas-vindas ao trabalho que vocês irão prestar, sintam que a Fundação também estará de portas abertas para escutar qualquer tipo de reclamação, de elogio, crítica e aplausos”, finalizou Ari Ricardo.

  • Fotos: Posse dos novos membros do Conselho de Saúde de Teresina

O representante dos usuários da Saúde de Teresina, Rodrigo Maxwell, parabenizou a gestão por dar tamanho reconhecimento e importância a posse dos novos conselheiros. “O controle social é muito importante e é fundamental para a política pública, seja ela qual for, seja da saúde, assistência social, criança e do adolescente. O controle social é a possibilidade da sociedade de fiscalizar o poder público e aquelas ações que são em prol da sociedade. Parabenizo a gestão municipal pelo reconhecimento da importância da nomeação dos conselheiros municipais de saúde”, enfatizou Rodrigo Maxwell.

O Conselho é formado por 64 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes. A distribuição das vagas é proporcional, ou seja: 32 vagas para representantes de entidades de usuários do SUS; 16 vagas para representantes dos trabalhadores de saúde, associações, sindicatos, federações, confederações e conselhos de classe e da comunidade científica; 8 vagas para representantes de prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde municipal de entidades patronais e 8 vagas para representantes da Fundação Municipal de Saúde.

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias