Dois são indiciados após cão ser jogado no lixo em Teresina

O atropelamento ocorreu no dia 14 de junho e os dois funcionários devem responder pelo crime de maus-tratos.
Juliana Barros Juliana Barros

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, da Polícia Civil do Piauí, concluiu o inquérito que investigava a morte de um cachorro que foi atropelado e posteriormente arremessado no caminhão de lixo no bairro Dirceu Arcoverde II, zona Sudeste de Teresina.

Segundo o delegado Wilon Araújo, o inquérito aponta para o crime de maus-tratos com resultado de morte. O delegado encaminhou o relatório ao Ministério Público do Piauí e solicitou o indiciamento de dois dos três funcionários que aparecem nas imagens. “O inquérito já foi remetido ao Ministério Público e pedimos o indiciamento do motorista e do coletor que arremessou o cachorro no caminhão e ligou a compactadora”, afirmou o delegado.

Durante os depoimentos, os funcionários alegaram à Polícia que não tiveram a intenção de matar o animal. “Todos eles afirmaram que a morte foi acidental, mas a definição caberá ao Ministério Público, com base nas evidências do inquérito”, explicou Wilon.

O delegado também informou que o corpo do cachorro não foi encontrado no lixão de Teresina. “Realizamos buscas, mas não conseguimos localizar o corpo do animal para realizar a perícia. Portanto, solicitamos uma perícia com base nas imagens às quais tivemos acesso. Essa perícia será anexada ao inquérito. Além disso, ouvimos testemunhas que presenciaram o incidente na rua. Todos esses elementos estão presentes no inquérito”, disse o delegado.

De acordo com Wilon Araújo, esse caso deve servir de exemplo para a sociedade. “Quando ocorre um acidente envolvendo um animal, doméstico ou não, é importante comunicar às autoridades policiais. Temos o Batalhão de Polícia Ambiental, que opera 24 horas; temos também a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e, ainda, a Zoonoses, onde há inclusive uma câmara refrigerada para armazenar o corpo para fins de perícia.”

Caso

O atropelamento ocorreu no dia 14 de junho no conjunto Dirceu Arcoverde II e foi capturado pelas câmeras de segurança da região, localizada na Avenida das Hortas. Os vídeos que circularam nas redes sociais mostraram o caminhão de coleta de lixo atropelando o animal, que estava deitado na rua. Logo em seguida, um funcionário da empresa pegou o cachorro, que estava agonizando, e o jogou no compactador, que fica na caçamba do veículo.

O vídeo foi encaminhado à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, que abriu um inquérito para investigar as circunstâncias do incidente.

Compartilhar

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias