A Diretoria de Vigilância em Saúde, da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, comunicou nesta sexta-feira, dia 09, a confirmação laboratorial de um caso de febre Oropouche, com resultados de exames liberados em 08 de agosto de 2024.
O paciente é um senhor procedente do município de Hugo Napoleão, que deu entrada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em maio de 2024. Ele apresentou quadro de febre alta, dor de cabeça, desorientação, tremores e movimentos involuntários.
Mediante a suspeição de encefalite viral, o paciente foi transferido para o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP), onde foram realizadas as coletas de amostras biológicas para investigação viral.
As amostras de sangue, líquido cefalorraquidiano, urina e swab nasal foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga que, após análises preliminares, encaminhou-as ao Instituto Evandro Chagas – laboratório de referência nacional do Ministério da Saúde.
Em seguida, o paciente foi transferido para o Hospital Universitário para seguimento do comprometimento neurológico observado, de onde recebeu alta com melhora parcial.
O exame confirmatório detectou a presença de anticorpos da classe IgM contra o vírus Oropouche no sangue e no líquido cefalorraquidiano do paciente, por meio do teste ELISA. Como anticorpos da classe IgM não atravessam a barreira entre o sangue e o tecido nervoso, o exame demonstra que o vírus invadiu o encéfalo e as meninges do indivíduo e lá promoveu a síntese desses anticorpos.