Importunação

Covid-19: 110 pacientes estão na fila de espera por leitos no Piauí

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro

Na reunião do Comitê de Operações Especiais (Coe) – Ampliado realizada neste sábado, dia 13, que definiu a ampliação do lockdown parcial e do toque de recolher para conter o avanço da Covid-19, o superintendente de gestão de média e alta complexidade da Secrearia Estadual de Saúde (Sesapi), Alderico Tavares, apresentou dados sobre a fila de espera de pacientes por leitos no Piauí.

Segundo Tavares, 50 pacientes aguardam leito de estabilização ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 30 pacientes aguardando leito clínico. Na rede privada, também há uma fila de espera com 30 pacientes Covid-19. Ao todo, na rede pública e privada, 110 pacientes Covid-19 esperam por leito no Piauí.

A Sesapi informou que o número de leitos Covid-19 já é maior que o atingido em 2020 e segue mobilizada em abrir novas vagas. Na próxima semana serão criados 50 leitos clínicos e 10 leitos de UTI no Hospital da Polícia Militar (HPM).

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) deve ganhar mais 10 leitos de UTI. No Hospital Natan Portela, o plano é criar 14 vagas de enfermaria semi crítica.

“A determinação do governador é sempre ampliar, mas nós estamos no limite. O coronavírus não obedece limites. Precisamos da compreensão e colaboração da população”, afirmou o secretário de saúde, Florentino Neto.

A capacidade de transmissão do vírus preocupa as autoridades. Segundo a Sesapi, o índice de pacientes positivados para Covid-19, a partir de exames complementares de diagnóstico (PT-PCR), subiu para 36 por cento. Na semana passada, a taxa era 22 infectados a cada 100 testados no Piauí.

Compartilhar
Siga:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias