O novo decreto anunciado pelo governador Wellington Dias neste sábado, dia 13, com medidas restritivas para conter o avanço da pandemia da Covid-19, amplia o lockdown parcial para quatro dias – de quinta-feira, dia 18; a domingo, dia 21 – no Piauí.
Nesse período, apenas serviços essenciais imprescindíveis poderão funcionar. Estão suspensas as atividades presenciais em escolas, igrejas e academias de musculação.
De segunda-feira, dia 15, até quarta-feira, dia 17, as diversas atividades econômicas como comércio, bares e restaurantes, sofrerão redução de uma hora no funcionamento. Neste período, o toque de recolher, restringindo a circulação de pessoas nas ruas será antecipada, iniciando às 21h.
“O objetivo é conter o coronavírus e a gente salvar vidas. Chegamos a um ponto onde as redes de saúde pública e privada já não aguentam mais”, declarou Wellington Dias.
As medidas foram tomas após reunião com o Comitê de Operações Especiais (COE) – Ampliado para deliberar sobre novas medidas de enfrentamento à Covid-19 no Piauí.
Na reunião do Coe Ampliado, foram apresentados dados que caracterizam colapso na rede de saúde. Mais de 90% dos leitos de UTI disponíveis estão ocupados no Piauí.
Segundo a Sesapi, o índice de pacientes positivados para Covid-19, a partir de exames complementares de diagnóstico (PT-PCR), subiu para 36%. Na semana passada, a taxa era 22 infectados a cada 100 testados no Piauí.