Nucepe muda resultado do concurso do Corpo de Bombeiros

A promotora Myriam Lago, da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, pediu a anulação imediata do Edital
Redação PI24h Redação PI24h

O Núcleo de Concursos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe) mudou o resultado da prova objetiva do concurso do Corpo de Bombeiros. Na mudança os candidatos inscritos na cota racial que tem nota superior à nota de corte da ampla concorrência deixarão a posição e abrirão vagas para os candidatos com notas inferiores atendendo a recomendação do MP-PI.

A promotora Myriam Lago, da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, pediu a anulação imediata do Edital. Segundo a promotora, constatou-se no resultado que alguns candidatos aprovados nas cotas raciais possuíam nota superior à nota de corte da ampla concorrência.

Assim, os candidatos originalmente cotistas deveriam sair das cotas raciais e competir pela ampla concorrência, deixando as vagas decorrentes de cotas raciais para candidatos com nota inferior, para competir juntamente aos candidatos às vagas da ampla concorrência, fatos ignorados pela Uespi.

No resultado final publicado pela Uespi, a nota de corte da ampla concorrência feminina foi de 59 pontos e a da ampla concorrência masculina foi 49 pontos. A nota de corte das cotas raciais ficou em 48 pontos para o gênero feminino e 50 para o masculino. Ainda segundo Myriam Lago, o resultado divulgado subverte a razão de existência da política afirmativa para ingresso estável no serviço público, bem como descumpre importantes dispositivos legais como a Lei Estadual nº 7.626/2021.

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias