Fiz um levantamento dos 10 assassinatos registrados no litoral do Piauí nos últimos 7 meses. 94% tinham ligação com o submundo do crime. A Secretaria de Segurança Pública do Estado já deu a resposta para 91% dos crimes praticados na região. E só para finalizar, se a briosa colocar um PM para garantir a segurança de cada cidadão, mesmo assim a criminalidade ainda existirá. A problemática de segurança pública vai além do uso do braço forte do Estado. Precisamos, inclusive, de políticas públicas voltadas para educar, ocupar, preparar e oportunizar os jovens nos municípios (senhores prefeitos) para que eles não enveredem pelo caminho errado. No mais, segurança pública também é responsabilidade de todos, senhor prefeito Mão Santa!
Antes de criticar, trabalhe!
Ainda falando em segurança pública, aguardo aqui o possível ‘leque’ de ações sociais de inclusão, qualificação e oportunidade dada a jovens e adultos, em Parnaíba e adjacências. Aguardo também as ações elencadas da guarda municipal de Parnaíba, força auxiliar da segurança pública no combate a criminalidade.
Ação concreta da polícia
O secretário de Segurança, Chico Lucas, mandou mil homens (ainda no começo do mês) para reforçar o policiamento no litoral do Piauí durante o mês de férias. Realiza, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e até com ‘os meninos’ do Detran, blitzen dia e noite na região. Os policiais civis trabalham diuturnamente nas investigações dos crimes que são registrados no litoral e já conseguiram elucidar todos. Em alguns casos, falta localizar e prender os criminosos.
Exporta, Piauí!
A autorização de mais quatro indústrias para suas atividades na ZPE do Piauí sinaliza que o Estado caminha a passos largos para o fomento da exportação. A propósito, o governador Rafael Fonteles já foi até conhecer o modelo de funcionamento do Porto de Itaqui, em São Luís. Pelo perfil do governador, ele não vai se aquietar enquanto não ver algo parecido em território piauiense. Produção nós temos!
O massacre previdenciário
O INSS adotou um novo mecanismo de massacre aos trabalhadores, novos aposentados. Defere o benefício, porém demora meses e meses para implantar. Em muitos casos, é preciso buscar a esfera judicial federal para ter o direito, líquido e certo, garantido. Pobre sofre!
- 📲 Receba notícias em 1ª mão. ☝🏽 Clique no link e entre no grupo fechado do PI24h no WhatsApp. 👉🏼 https://pi24h.com/gz5x