Pesquisa Genial / Quaest: aprovação de Lula chega a 60%

No Nordeste, Lula é aprovado por 72%. É o maior índice para uma região do País
Redação PI24h Redação PI24h

A quarta rodada da pesquisa Genial / Quaest mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem o seu trabalho aprovado por 60% dos eleitores, o maior índice desde o início da série, com um crescimento de nove pontos percentuais em comparação com abril de 2023.


Os que desaprovam o trabalho do presidente são 35%; número que era de 42% em abril, segundo a Genial / Quaest. Não opinaram 5%. O crescimento da aprovação do presidente acontece até mesmo em setores que são contra o PT. Na região Sul, onde presidente e seu partido são derrotados desde 2006, a aprovação subiu de 48% para 59%.

No Nordeste, Lula é aprovado por 72%, ante 25% que desaprovam o presidente do País. No Sudeste a aprovação é de 55% e a reprovação de 39%. Já no Centro-Oeste e Norte, 52% aprovam e trabalho de Lula e desaprovam 39%.

Evangélicos

No eleitorado evangélico, que votou majoritariamente no ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022, pela primeira vez na série a aprovação do governo é numericamente maior que a desaprovação (50% a 46%). Em abril, pico da rejeição, a desaprovação era de 55% e a aprovação de apenas 39%.

“Lulanaro”

Os eleitoers que votaram em Bolsonaro, mas aprovam o governo de Lula agora somam 25% – segundo mês consecutivo de crescimento da aprovação do governo neste segmento (aprovação era 22% em junho/23 e 14% em abril/23).

Economia

A explicação para a melhora do desempenho do governo Lula está na economia, com uma avaliação negativa sobre a economia caindo nos últimos dois meses (de 26% para 23%), enquanto subiu a avaliação positiva (de 32% par 34%).

O principal motor dessa avaliação positiva é a perceptível queda no preço dos alimentos, que ficou mais vidente entre junho e agosto. Se 28% diziam que o preço dos alimentos tinham caído em junho, agora em agosto esse patamar chegou a 36%.

Quando olha pra frente, o otimismo sobre a economia também cresceu. Passou de 56% para 59% os brasileiros que acreditam que a economia vai melhorar nos próximos 12 meses no País.

Outro fator que contribuiu para o crescimento da aprovação do governo foi a alta aprovação que o plano Safra e o Desenrola, anunciados neste intervalo entre as pesquisas, receberam. Programas que começam a agradar o eleitorado que não necessariamente votou em Lula em 2022.

Problemas

A pesquisa também investigou quais são os problemas considerados maiores entre os brasileiros e de forma quase unânime, a violência é o grande problema do país, para 96%. Os juros altos para 87% e o racismo para 80%.

Ficha Técnica

A pesquisa ouviu 2.029 pessoas entre os dias 10 e 14 de agosto. A margem de erro máxima estimada é de 2.2 pp e o nível de confiança é de 95%.

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias