Veja quanto você vai receber de lucro do FGTS; dinheiro começa a ser liberado hoje

Distribuição será feita até segunda-feira, dia 31, para 132 milhões de trabalhadores.
Juliana Barros Juliana Barros

Milhões de trabalhadores brasileiros que possuem contas vinculadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) terão a oportunidade de receber uma parcela do lucro referente ao ano de 2022. Essa medida vai beneficiar um total de 82 milhões de trabalhadores, que possuem um número acumulado de 217,6 milhões de contas ativas ou inativas no FGTS.


O valor a ser depositado nas contas do FGTS será proporcional ao saldo existente em 31 de dezembro de 2022, variando de acordo com a situação individual de cada trabalhador. O governo estabeleceu um índice de distribuição de 0,02461511, o que significa que o trabalhador deve multiplicar o saldo da sua conta vinculada em dezembro de 2022 por esse índice para calcular o valor a ser creditado. Dessa forma, para cada R$ 100 de saldo, o trabalhador receberá R$ 2,46 como lucro.

É fundamental ressaltar que, embora o valor seja creditado nas contas do FGTS, o trabalhador não poderá realizar o saque imediato desse montante como ocorre com outros depósitos no fundo. As regras de saque do FGTS permanecem as mesmas, contemplando situações como demissão por justa causa, financiamento para aquisição da casa própria ou opção pelo saque-aniversário.

Para verificar o saldo da conta do FGTS, os trabalhadores podem continuar utilizando o site da Caixa Econômica Federal ou o aplicativo FGTS disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. Para acessar o saldo, é necessário fazer o download do aplicativo, realizar o cadastro informando o CPF e outras informações requeridas, criar uma senha e confirmar o cadastro através de e-mail. Com essas etapas concluídas, os trabalhadores poderão verificar o saldo disponível na conta vinculada ao FGTS.

O acesso às informações sobre o saldo é facilitado pela Caixa, tornando mais prático o acompanhamento dos valores depositados e eventuais atualizações realizadas no fundo. Essa medida do governo proporcionará uma injeção financeira nas contas dos trabalhadores, contribuindo para o fortalecimento do fundo e também para a economia do país.

Compartilhar

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias