O senador piauiense Ciro Nogueira (Progressistas) afirmou em entrevista ao jornal Correio Braziliense que a derrota de Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial se deu por erros de aliados como a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, e o então ministro da Fazenda, Paulo Guedes.
- Receba notícias em 1ª mão. ☝🏽 Clique e entre agora no grupo fechado do PI24h no WhatsApp. 👉🏼 https://pi24h.com/gz5x
“Perdemos essa eleição de presidente mais por erros nossos e, também, pelo massacre da mídia, de forma injusta, contra Bolsonaro, na reta final da campanha”, disse Ciro Nogueira.
Ao ser questionado sobre que erros foram cometidos, o senador fez referência a perseguição que Zambelli fez a um eleitor, com arma em punho, após uma discussão em uma rua no bairro Jardins, em São Paulo. E ao ataque de Jefferson contra policiais federais que foram cumprir um mandado de prisão na sua residência no Rio de Janeiro.
“Uma pessoa que era aliada nossa jogando bomba em cima de policial [Roberto Jefferson] e uma deputada correndo atrás de um homem negro, com um revólver na mão [Carla Zambelli]. Se não fosse esses dois fatos, tínhamos vencido”, disse Ciro Nogueira.
O ex-ministro da Casa Civil também citou uma fala do ministro da Fazenda, Paulo Guedes, sobre mudanças na regra de reajuste do salário mínimo no País.
“Mas não foi só isso. Erramos em algumas frases na pandemia, frases erradas, de mudança de salário mínimo durante a campanha. Perdemos para nós mesmos”, disse Ciro Nogueira.
“Como você vai controlar um louco como o Roberto Jefferson? Difícil. Tem que condenar uma deputada que sai correndo atrás de homem negro com um revólver na mão, dois dias antes da eleição. É inacreditável”, completou o senador do Progressistas.