Ministério da Defesa anuncia entrega de auditoria nas urnas no País

Redação PI24h Redação PI24h

O Ministério da Defesa informou nesta segunda-feira, dia 07, que vai encaminhar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relatório de fiscalização nas urnas eletrônicas na próxima quarta-feira, dia 09.

“O Ministério da Defesa informa que, no próximo dia 09 de novembro, quarta-feira, será encaminhando ao Tribunal Superior Eleitoral o relatório do trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação, realizado pela equipe de técnicos militares das Forças Armadas”, destacou, em nota, a pasta da Defesa.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tinha solicitado o relatório após o primeiro turno das eleições, mas o ministério pediu 30 dias após o segundo turno para concluir o trabalho. Os militares também participaram do teste de integridade com o uso da biometria de eleitores a pedido do TSE.

Moraes argumentou que “as notícias de realização de auditoria das urnas pelas Forças Armadas, mediante entrega de relatório ao candidato à reeleição [Jair Bolsonaro], parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral manifestada pelo chefe do Executivo, podendo caracterizar, em tese, desvio de finalidade e abuso de poder”.

O ministério rebateu a existência de pressão de Bolsonaro para que o relatório fosse divulgado apenas após o segundo turno das eleições no País.

Share This Article
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias