O senador Elmano Férrer anunciou que será inaugurado o primeiro trecho das obras federais de duplicação da BR-316, entre Teresina e Demerval Lobão. Na quinta-feira, dia 20, direto de Santa Filomena (PI), o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, vão anunciar a abertura o tráfego de veículos dos primeiros 5 km da duplicação.
Elmano esteve na obra de duplicação nesta segunda-feira, dia 17, acompanhando do superintendente do Dnit Piauí, Ribamar Bastos. Para ele, é um grande marco a entrega dos primeiros cinco quilômetros, após nove meses de início das obras.
“Esse é um sonho antigo dos piauienses. É uma dívida que existia com nosso estado e agora estamos prestes a realizar com o compromisso assumido pelo Governo Bolsonaro“, destacou Elmano que destinou R$ 47 milhões em emendas parlamentares para a duplicação da rodovia.
As obras, que são realizadas pelo Dnite, iniciaram em agosto de 2020, e tem previsão de conclusão total em julho de 2022. “Os trabalhos estão em ritmo acelerado para que essa seja mais uma obra federal entregue antes do prazo final, assim como será inaugurada esta semana a Ponte de Santa Filomena”, disse Elmano.
O projeto de duplicação engloba 20,16 km de pista, a construção de duas pontes e três passarelas, além de dispositivos de drenagem.
A obra federal liga a cidade de Teresina e ao município de Demerval Lobão, no segmento entre o quilômetro 13,38 e o quilômetro 33,54. Outro trecho da rodovia que está em execução é de responsabilidade do governo estadual, com a extensão de 8,48km, iniciado em 2013, ainda na gestão do governador à época, Wilson Martins.
Trecho Urbano.. Nesta segunda-feira, o senador Elmano Férrer e o superintendente do Dnit, Ribamar Bastos, visitaram também as obras de recuperação da BR-316, na zona urbana de Teresina.
“É uma intervenção de suma importância para beneficiar a zona sul da capital, especialmente bairros como Parque Piauí, Lourival Parente e Bela Vista e entorno”, explicou Elmano.
A recuperação contempla 12 quilômetros nas laterais da estrada, sendo seis quilômetros de cada lado, entre a ponte Engenheiro José Noronha (Ponte da Tabuleta) até a Casa de Custódia.