Governo cria 4 delegacias e muda estrutura da Polícia Civil

Dentre os principais pontos do decreto estão a regulamentação da estrutura organizacional da Polícia Civil
Redação PI24h Redação PI24h

O Governo do Estado publicou decreto nesta terça-feira, dia 18, que regulamenta as atribuições de todos os órgãos da Polícia Civil, cria duas delegacias seccionais na capital Teresina e implanta distritos nos municípios de Cajueiro da Praia e Baixa Grande do Ribeiro.

Dentre os principais pontos do decreto estão a regulamentação da estrutura organizacional da instituição, sendo essa agora constituída pela Delegacia-Geral (Dgpc), Corregedoria-Geral (Cgpc), Academia da Polícia Civil (Acadepol) e Departamento de Polícia Científica (Depoc).

De acordo com o delegado geral, Luccy Keiko, o decreto traz inúmeros avanços à gestão da Polícia Civil com a criação das estruturas necessárias para o desenvolvimento do trabalho de repressão de condutas delituosas praticadas em todo o estado. As delegacias seccionais das maiores cidades do interior passam a ter divisões especializadas para o combate aos crimes de homicídio e tráfico, bem como, para o acolhimento de vítimas vulneráveis.

Além disso, outro ponto positivo, é o da implementação das gratificações de acordo com as funções exercidas pelos policiais. “A Polícia Civil do Piauí está trabalhando diuturnamente, junto com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, para a implantação de todas as estruturas previstas no decreto de forma célere e eficiente”, disse o delegado Luccy Keiko.

Delegacia Geral

A Delegacia Geral segue como órgão central da Polícia Civil, composta pelo Gabinete do Delegado Geral, chefiado pelo Delegado Geral Adjunto, e por mais seis diretorias. São elas: Diretoria Administrativa (Dadm), Diretoria de Inteligência (DInte), Diretoria de Polícia Metropolitana (Dpm), Diretoria de Polícia do Interior (Dpi), Diretoria Especializada em Operações Policiais (Deop) e Diretoria de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis (Dpmgv).

Medalha

O decreto também institui a Medalha Delegado Francisco Carlos do Bonfim Filho como forma de homenagear o delegado de polícia aposentado, que faleceu em 2019 e contribuiu de forma efetiva com a Polícia Civil por mais de 30 anos, tendo sido também Delegado Geral. Essa medalha será concedida pelo Delegado Geral da Polícia Civil, acompanhada de certificado, por ocasião das cerimônias oficiais da instituição, a autoridades, visitantes e profissionais que prestarem serviços relevantes à Polícia Civil.

DNA

O decreto acrescenta ainda o nome do perito criminal falecido em 2021, Raimundo Jorge de Andrade Júnior, ao nome do Instituto de DNA Forense, como homenagem ao policial que tanto colaborou com a Polícia Civil do Piauí. O órgão passa-se a ser intitulado Instituto de DNA Forense “Perito Criminal Raimundo Jorge de Andrade Júnior” (IDNA).

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias