Operação que prendeu vereadora afasta investigados na Câmara, Alepi e Sesapi

PF prende vereadora Tatiana Medeiros em operação contra facção nas Eleições 2024
Ananias Ribeiro
  • PF investiga vereadora de Teresina por uso de dinheiro de facção na eleição
  • Instituto liderado por Tatiana Medeiros é suspenso por suspeita de desvio
  • Mandados de afastamento de cargo na Câmara de Teresina, Alepi e Sesapi

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (3) a 2ª fase da Operação Escudo Eleitoral, que investiga o uso de dinheiro de facção criminosa na campanha eleitoral de 2024 em Teresina. A vereadora Tatiana Medeiros (PSB) foi presa e afastada do cargo, juntamente com servidores da Câmara Municipal de Teresina, Assembleia Legislativa do Piauí e Secretaria de Estado da Saúde do Piauí. A Justiça também determinou a suspensão das atividades do Instituto Vamos Juntos.


O Que Aconteceu

  • 2ª fase da Operação Escudo Eleitoral: A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3), a 2ª fase da Operação Escudo Eleitoral, com o objetivo de combater a atuação de facções criminosas no processo eleitoral das Eleições 2024. A operação visa desarticular um esquema que envolve o financiamento ilícito de campanha eleitoral com recursos oriundos do crime organizado.

  • Mandados judiciais: Ao todo, foram cumpridos oito mandados judiciais: dois de prisão preventiva, três de busca e apreensão e três de afastamento de função pública. Entre os alvos, estão a vereadora Tatiana Medeiros, além de servidores da Câmara Municipal de Teresina, da Assembleia Legislativa do Piauí e da Secretaria de Estado da Saúde. As ações ocorreram em Teresina e na cidade de Timon, no Maranhão.

  • Investigação aponta uso de recursos ilícitos: As investigações começaram após a divulgação dos resultados das eleições municipais e apontam que a campanha de Tatiana Medeiros foi supostamente financiada por uma facção criminosa violenta com atuação no Piauí. Também há indícios de desvio de recursos públicos por meio do Instituto Vamos Juntos, organização não governamental liderada pela vereadora Tatiana Medeiros.

  • Suspensão de atividades e medidas cautelares: O juiz responsável pelo caso determinou a suspensão imediata das atividades do Instituto Vamos Juntos e impediu que a organização receba novos aportes de recursos. Os investigados afastados de suas funções também estão proibidos de acessar seus antigos locais de trabalho e de manter contato com outros servidores públicos.

  • Nova prisão realizada: Durante a operação, a Polícia Federal também prendeu uma pessoa que estava com mandado de prisão preventiva em aberto, como parte das ações de repressão aos crimes eleitorais ligados à atuação de facções no pleito municipal.

  • Fotos: 2ª fase da Operação Escudo Eleitoral

Siga o pi24h. nas redes sociais Instagram, TikTok, Twitter e no WhatsApp. Curta nossa página no Facebook, Google Notícias e Youtube. Envie informações via WhatsApp pelo [86] 99937-6999.

Compartilhar:
Seguir:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.