- Tatiana Medeiros é presa durante operação contra crime eleitoral em Teresina
- Campanha teria sido financiada com dinheiro de facção criminosa, segundo a PF
- Instituto Vamos Juntos é suspeito de ser usado para lavagem de dinheiro em Teresina
A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (3), a vereadora Tatiana Medeiros (PSB), em sua residência na zona Leste de Teresina, durante a 2ª fase da Operação Escudo Eleitoral. A investigação aponta o suposto envolvimento da parlamentar com a facção Bonde dos 40 e compra de votos com recursos do crime organizado nas eleições de 2024.
O Que Aconteceu
- Prisão da vereadora Tatiana Medeiros: A prisão ocorreu por volta das 6h da manhã após mandado expedido pela Justiça. Policiais federais cumpriram o mandado no apartamento onde mora a vereadora, na zona Leste de Teresina, como parte das ações da 2ª fase da Operação Escudo Eleitoral.
- Investigação por crime eleitoral e facção: Tatiana Medeiros é investigada por compra de votos, lavagem de dinheiro e associação com organização criminosa. Segundo a Polícia Federal, o inquérito aponta indícios de que a parlamentar recebeu apoio do Bonde dos 40, facção criminosa atuante no Piauí.
- Servidores afastados: A vereadora Tatiana Medeiros foi afastada do cargo, juntamente com servidores da Câmara Municipal de Teresina, Assembleia Legislativa do Piauí e Secretaria de Estado da Saúde do Piauí. Os investigados estão proibidos de acessar seus antigos locais de trabalho e de manter contato com outros servidores públicos.
- Instituto suspenso: De acordo com a investigação, o Instituto Vamos Juntos, liderado por Tatiana, teria sido utilizado para lavagem de dinheiro e viabilização de recursos ilícitos na campanha de 2024. O juiz responsável pelo caso determinou a suspensão imediata das atividades do Instituto Vamos Juntos e impediu que a organização receba novos aportes de recursos.
- Apreensão de dinheiro: Em dezembro, a Polícia Federal apreendeu R$ 100 mil em espécie na sede da Instituição Vamos Juntos. “As investigações tiveram início logo após a divulgação dos resultados das eleições, quando surgiram indícios de estreito vínculo entre candidato eleito ao cargo de vereador na capital piauiense e possível liderança de facção criminosa”.
- Afastamento do PSB: Na última segunda-feira (31), Tatiana Medeiros foi afastada do cargo de secretária geral do PSB. Ela chegou a afirmar que o afastamento foi “ditatorial” sem possibilidade de ampla defesa, contraditório e a presunção de inocência e prometeu recorrer à Executiva Nacional do PSB.
- Fotos: 2ª fase da Operação Escudo Eleitoral





