Piauí é o 1º a ter 20% da população com nova Carteira de Identidade

A cada cinco piauienses, um já possui a nova Carteira de Identidade
Redação PI24h Redação PI24h

A Secretaria de Segurança Pública, através do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, alcançou o marco de 20% da população com a nova Carteira de Identidade Nacional. Isso equivale a cerca de 650 mil piauienses que agora têm acesso ao documento, ou seja, a cada cinco piauienses, um já possui a nova documentação.


Segundo dados do Ministério da Justiça, o Piauí destaca-se como o primeiro estado do Brasil a atingir esse percentual de emissões. Entre janeiro e junho de 2024, foram emitidas 338.267 carteiras de identidade, um aumento de 86,67% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram emitidas 181.215 carteiras entre janeiro e junho de 2023.

O diretor do Instituto de Identificação Digital, Marcelo Mascarenha, comentou sobre este novo marco. “Este marco reflete o nosso compromisso em facilitar o acesso dos cidadãos a este documento essencial para o exercício pleno da cidadania. Nossa meta agora é que até o fim do ano cheguemos a um terço da população, e por isso o governador já autorizou a abertura de 120 novos postos que serão distribuídos entre as cidades do Piauí”, frisou Mascarenha.

Atualmente, o Instituto de Identificação Digital possui 83 unidades de serviços digitais distribuídas por 73 municípios, garantindo que a população tenha acesso fácil e rápido à emissão da nova carteira de identidade.

A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita no Piauí. Para obter o documento, os cidadãos devem apresentar os seguintes documentos obrigatórios: CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento atualizados.

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias