- Os dois foram capturados 50 dias após fuga em Marabá, no Pará
- Eles estavam a cerca de 1,6 mil km do presídio em Mossoró
- A ação da prisão foi deflagrada em conjunto pela PF e PRF
A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira, dia 04, os dois foragidos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A fuga aconteceu no dia 14 de fevereiro de 2024.
Rogério da Silva Mendonça, 35; e Deibson Cabral Nascimento, 33; foram capturados após 50 dias. Eles foram encontrados em Marabá, no Pará, a cerca de 1,6 mil km de distância do presídio em Mossoró.
“Na tarde desta quinta-feira, em uma ação conjunta das polícias Federal e Rodoviária Federal, foram presos, em Marabá (PA), os foragidos do Sistema Penitenciário Federal”, informou, m nota, o Ministério da Justiça.
Os dois escaparam da penitenciária na Quarta-feira de Cinzas. A fuga foi a primeira registrada no sistema penitenciário federal desde que este foi criado, em 2006, com o objetivo de isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade.
A unidade potiguar estava passando por uma reforma interna. Investigações preliminares indicam que Mendonça e Nascimento usaram ferramentas que encontraram largadas dentro do presídio para abrir o buraco por onde fugiram de suas celas individuais.
Quatro dias após a fuga inédita, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva cogitou que os dois detentos teriam recebido algum tipo de ajuda para deixar a unidade, considerada de segurança máxima.