Em reunião realizada na noite da última terça-feira, dia 13, membros da Secretaria de Saúde do estado do Piauí juntamente com membros do Ministério da Saúde discutiram os últimos pontos para dar início a vacinação contra a gripe Influenza no território estadual.
Após a reunião nacional foi fechado um consenso definindo-se por vacinar no estado os públicos de crianças de seis meses a cinco anos de idade; gestantes e puérperas (mulheres com filhos de até 45 dias), por não terem coincidência com a vacinação contra a Covid-19, seguindo a recomendação de não realizar as duas vacinas em um intervalo de tempo menor que 14 dias.
“As doses já chegaram até nossa rede de frio estadual, nós iremos realizar a distribuição das vacinas no final da semana, seguindo a mesma logística de distribuição da vacina contra a Covid-19. Dessa forma nós conseguiremos otimizar e racionalizar os recursos empregados nesse processo da melhor forma possível”, destacou Cristiane Moura Fé, Diretora de Vigilância em Saúde.
Após o recebimento das doses, as mesmas são levadas para a rede de frios estadual, onde são condicionadas até o momento do transporte para as regionais de saúde do estado. Ao chegarem nas regionais de saúde, os municípios podem procurar as regionais para conseguir suas vacinas e dessa forma dar início a vacinação de sua população de acordo com o planejamento.
“Dessa forma, até sábado e domingo, os municípios poderão estar recebendo nas regionais de saúde tanto as doses da 13° remessa de vacinas contra a Covid-19, quanto as doses referentes a campanha de vacinação contra a influenza para os públicos definidos. A partir do dia 19 os municípios estarão aptos a iniciar a campanha de vacinação contra a influenza no estado”, explica a diretora.
Para essa primeira etapa de vacinação foram recebidos 109.600 unidades da vacina, a previsão é que o estado receba 85.600 doses em uma segunda remessa, ainda sem previsão de recebimento. Segundo levantamento do ministério da saúde, o estado do Piauí apresenta 261.813 crianças entre seis meses e cinco anos de idade; 35.948 gestantes e 5.909 puérperas. A expectativa do ministério é de que até o final da campanha o Piauí tenha 1.166.659 pessoas imunizadas contra a influenza.