Prefeitura inicia operação de controle dos aguapés no rio Poti

Semduh iniciou a condução manual, uma prática que se estenderá até o final de novembro em Teresina
Redação PI24h Redação PI24h

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), deu início a operação que seguirá até o final de novembro para a manutenção dos recursos hídricos da região com a remoção dos aguapés que se acumulam no rio Poti.


Com o nível de água mais baixo e uma correnteza quase inexistente, a temporada de seca cria condições favoráveis para a proliferação dos aguapés, plantas aquáticas que podem se reproduzir rapidamente. Isso é agravado pela presença de componentes orgânicos na água, que servem como nutrientes para essas plantas aquáticas.

Para controlar esse excesso de aguapés, a Semduh iniciou a condução manual, uma prática que se estenderá até o final de novembro, com a chegada da temporada de chuvas. O serviço é realizado com o auxílio de cabos de nylon, varas de bambu e barcos motorizados.

Abib Salim, fiscal de limpeza da Semduh, explicou o procedimento: “Estamos conduzindo os aguapés do Rio Poti, partindo da ponte do Dirceu até o Rio Parnaíba. O serviço é manual devido à dificuldade de acesso das máquinas pesadas, como retroescavadeiras, às margens do Rio Poti. Os aguapés são direcionados para o Rio Parnaíba, que possui uma correnteza mais forte, permitindo que sigam seu curso natural e evitando o acúmulo nas margens.”

Controlar o excesso de aguapés é fundamental para a preservação do ecossistema aquático e a qualidade da água na região. Além de melhorar a saúde do rio, essa ação visa prevenir impactos negativos na biodiversidade, no equilíbrio ecológico e na qualidade de vida das pessoas que dependem desse recurso vital, como é o caso dos pescadores.

A Semduh destaca a importância de medidas como essa e da conscientização da população sobre a conservação dos recursos hídricos. Ações como essa reforçam o compromisso da Prefeitura de Teresina com o meio ambiente e a qualidade de vida da cidade.

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias