Strans determina aumento da frota de ônibus para o Enem

A medida é para atender a demanda de estudantes que irão realizar as provas do Enem
Redação PI24h Redação PI24h

A Prefeitura de Teresina, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), determinou aos consórcios que operam o transporte público na capital a ordem de serviço para operação da frota de ônibus nos próximos dois domingos, 05 e 12 de novembro, datas de realização de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida é para atender a demanda de estudantes que irão realizar as provas.

A ordem de serviço expedida pela Strans determinada e enviada aos consórcios e empresas que operam o transporte público na capital para a operação nos dois domingos é de cerca de 100 veículos, com um reforço nas linhas a partir das 2h que antecedem o início da abertura dos portões nos locais de maior número de inscritos, nos horários que se registra maior locomoção de estudantes no trajeto de ida até os locais de prova e de volta para casa.

No planejamento as linhas com maior reforço serão as que atendem os locais com maior número de inscritos no exame, e atenderão em especial as Universidades, Ufpi, Uespi, Ifpi e Faculdades, que registraram maior números de inscritos para aplicação do exame. O superintendente da Strans, Bruno Pessoa, aconselha que os alunos se programem antes de sair de casa, conferindo as rotas e horários de suas linhas, a fim de evitar atrasos e imprevistos.

“É importante lembrar aos estudantes que devem checar o horário de saída de cada ônibus e fazer uma visita com antecedência ao seu local de prova, para assim, facilitar a programação da realização do exame. Os alunos podem baixar o aplicativo Siu Mobile ou o Parada Online, disponíveis para Android e IOS, para consultar as rotas e horários dos ônibus”, informou Bruno Pessoa.

O diretor de Transportes Públicos da Strans, Felipe Leal, explica que após estudo, a Strans demarcou os locais onde há maior fluxo de pessoas nos dias da prova e reforçou a frota principalmente nos horários de pico. “Iremos reforçar o transporte coletivo para atender os alunos que irão prestar essa prova, principalmente nos locais onde terá um maior fluxo de pessoas que são a Universidade Federal e Estadual do Piauí, e também as faculdades particulares, como a Facid, Uninovafapi, e Santo Agostinho, onde nós fizemos um levantamento e entendemos que esses são os locais de maior fluxo de pessoas. Porém, não deixará de ter transporte coletivo nas escolas, pois sabemos que as escolas ganham um grande reforço de alunos, então também fizemos monitoramento e iremos aumentar a frota para esses locais”, afirmou Felipe Leal.

A Strans realizará a fiscalização do cumprimento da ordem de serviço expedida junto aos Consórcios e as empresas que operam o sistema de transporte público, e em caso de descumprimento as empresas serão notificadas. Os agentes de trânsito também acompanham a ação para monitorar o tráfego nas áreas com grande circulação de estudantes.

Os portões para acesso aos locais de prova da primeira fase do Enem 2023 abrem às 12h ( horário de Brasília) e fecham às 13h. O término do exame no primeiro dia está marcado para às 19h. Já em 12 de novembro, data para a última etapa, o encerramento é às 18h30.

Compartilhar
Siga:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias