Cachoeira do Urubu interditada após chuvas em Esperantina

Rio Longá atingiu o maior nível no ano e cacheira do Urubu foi interditada em Esperantina
Redação PI24h Redação PI24h

A Defesa Civil de Esperantina interditou nesta segunda-feira, dia 03, o acesso a passarela da Cachoeira do Urubu por conta da cheia do rio Longá.

No final de semana, o rio Longá alcançou 7,74 metros, maior nível registrado neste ano, e nesta segunda-feira, dia 03, está em 7,35 metros – a cota de inundação é de 7,40.

“Nós colocamos a interdição para evitar pessoas trafegar no local, Está arriscado. Tem madeiras estragadas. Estamos fazendo um bem a todos”, disse Raimundo Machado, coordenador da Defesa Civil em Esperantina.

A Defesa Civil registrou 13 famílias desabrigadas por conta das fortes chuvas que caem no município e da elevação do nível do rio Longá.

“Nós temos 13 famílias desabrigadas totalizando 46 pessoas que estão alocadas em colégios e casas de familiares”, completou Raimundo Machado.

O que é a cota de inundação?

A cota de inundação é a altura máxima que um rio pode atingir em uma área específica, sem causar danos à população e ao meio ambiente. Quando o nível do rio ultrapassa essa altura, a área ribeirinha pode ser inundada, causando prejuízos à população e à economia local.

Share This Article
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias