O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que o rio Longá, no município de Esperantina, alcançou a cota de inundação na sexta-feira, dia 31. E estão na cota de alerta o rio Marathaoan, em Barras, e o rio Parnaíba, em Luzilândia.
- Receba notícias em 1ª mão. ☝🏽 Clique e entre agora no grupo fechado do PI24h no WhatsApp. 👉🏼 https://pi24h.com/gz5x
O rio Longá entrou na cota de inundação após as chuvas ocorridas no final da noite de quinta-feira, dia 30, e início da madrugada desta sexta-feira, dia 31. A cota atual é de 7,51 metros, 11 centímetros acima da cota de inundação. O CPRM prevê uma elevação do nível nas próximas oito horas, chegando a 7,63 metros, ficando 23 centímetros acima da cota de inundação em Esperantina.
Situação do rio Marathaoan em Barras
O nível do rio Marathaoan também teve uma rápida elevação na madrugada devido às chuvas ocorridas na noite anterior e início da madrugada e nesse momento, o rio está na cota de 4,04 metros e continua em cota de alerta, com 20 centímetros abaixo da cota de inundação em Barras.
Situação do rio Parnaíba em Luzilândia
No município de Luzilândia, a cota atual do Rio Parnaíba é de 5,27 metros, mas deve ter o nível reduzido nas próximas 12h para valores em torno de 5,22 metros, continuando em cota de alerta e ficando 48 centímetros abaixo da cota de inundação.
O que é a cota de inundação?
A cota de inundação é a altura máxima que um rio pode atingir em uma área específica, sem causar danos à população e ao meio ambiente. Quando o nível do rio ultrapassa essa altura, a área ribeirinha pode ser inundada, causando prejuízos à população e à economia local.
O que é o CPRM?
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia que tem como objetivo produzir e difundir conhecimentos geológicos e hidrológicos para o desenvolvimento sustentável do País.