Rio Longá atinge cota de inundação após chuvas em Esperantina

Rios Longá, Marathaoan e Parnaíba sobem de nível diante das fortes chuvas no Piauí
Redação PI24h Redação PI24h
  • Rio Longá atingiu a cota de inundação em Esperantina
  • Rios Marathaoan e Parnaíba estão em cota de alerta no Piauí
  • CPRM solicita que órgãos competentes adotem medidas de segurança no Piauí
  • População deve estar em alerta para evitar possíveis desastres no Estado

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que o rio Longá, no município de Esperantina, alcançou a cota de inundação na sexta-feira, dia 31. E estão na cota de alerta o rio Marathaoan, em Barras, e o rio Parnaíba, em Luzilândia.

O rio Longá entrou na cota de inundação após as chuvas ocorridas no final da noite de quinta-feira, dia 30, e início da madrugada desta sexta-feira, dia 31. A cota atual é de 7,51 metros, 11 centímetros acima da cota de inundação. O CPRM prevê uma elevação do nível nas próximas oito horas, chegando a 7,63 metros, ficando 23 centímetros acima da cota de inundação em Esperantina.

Situação do rio Marathaoan em Barras

O nível do rio Marathaoan também teve uma rápida elevação na madrugada devido às chuvas ocorridas na noite anterior e início da madrugada e nesse momento, o rio está na cota de 4,04 metros e continua em cota de alerta, com 20 centímetros abaixo da cota de inundação em Barras.

Situação do rio Parnaíba em Luzilândia

No município de Luzilândia, a cota atual do Rio Parnaíba é de 5,27 metros, mas deve ter o nível reduzido nas próximas 12h para valores em torno de 5,22 metros, continuando em cota de alerta e ficando 48 centímetros abaixo da cota de inundação.

O que é a cota de inundação?

A cota de inundação é a altura máxima que um rio pode atingir em uma área específica, sem causar danos à população e ao meio ambiente. Quando o nível do rio ultrapassa essa altura, a área ribeirinha pode ser inundada, causando prejuízos à população e à economia local.

O que é o CPRM?

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia que tem como objetivo produzir e difundir conhecimentos geológicos e hidrológicos para o desenvolvimento sustentável do País.

Share This Article
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias