Crianças viram super-heróis antes de cirurgias em hospital no Piauí

A experiência de se transformar em um super-herói ajuda a diminuir a ansiedade das crianças do Heda
Redação PI24h Redação PI24h

No Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), o mês de setembro tem sido marcado por uma ação inovadora que tem trazido sorrisos e esperança para os pequenos pacientes. O setor de pediatria está transformando a experiência das crianças que precisam passar por procedimentos cirúrgicos ao confeccionar e vestir os pacientes infantis com roupas de super-heróis antes das cirurgias.


A iniciativa visa proporcionar um ambiente mais acolhedor e lúdico para as crianças que enfrentam cirurgias, muitas vezes um momento de ansiedade e medo. As crianças são convidadas a escolher seus super-heróis favoritos, como Homem-Aranha, Mulher-Maravilha, Batman e outros, e vestem trajes personalizados antes de serem encaminhadas para o centro cirúrgico.

Criança atendida por programa no Heda em Parnaíba. Foto: Divulgação

“A importância dessa medida vai além do aspecto estético. A experiência de se transformar em um super-herói ajuda a diminuir a ansiedade das crianças e a promover um estado de ânimo mais positivo. A sensação de empoderamento que os trajes proporcionam faz com que as crianças encarem o procedimento cirúrgico como uma missão especial a ser cumprida, tornando o processo mais humanizado”, afirmou o diretor geral, Marcelo Veloso.

Somente na primeira quinzena do mês de setembro de 2023, foram realizadas 54 cirurgias infantis no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, abrangendo uma variedade de procedimentos, como cirurgias de correção de hernias umbilical, inguinal e incisional, frenectomia, criptectomia, exérese de cisto sebácio, entre outras. Os relatos dos profissionais de saúde e dos pais das crianças destacam a melhoria na qualidade do atendimento e a tranquilidade que a ação proporciona, tanto para os pacientes quanto para suas famílias.

Criança atendida por programa no Heda em Parnaíba. Foto: Divulgação

Essa iniciativa inspiradora foi implementada após a administração do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde passar para Organização Social ISAC (Instituto Saúde e Cidadania) que, em colaboração com a Sesapi, está revolucionando o cuidado com a saúde infantil na região. A união de esforços entre a OS e a Secretaria de Saúde do Piauí tem resultado em ações que colocam o bem-estar das crianças em primeiro plano, promovendo uma abordagem mais humanizada e eficaz no tratamento médico.

“O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde se destaca como exemplo de como medidas simples, como a criação de trajes de super-heróis, podem fazer uma grande diferença na vida das crianças e no sistema de saúde como um todo. A transformação dos procedimentos cirúrgicos em aventuras memoráveis não apenas alivia o medo das crianças, mas também fortalece a relação entre os profissionais de saúde, pacientes e suas famílias, tornando o processo de cura mais positivo e acolhedor”, afirmou o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Criança atendida por programa no Heda em Parnaíba. Foto: Divulgação
Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias