Importunação

PRF flagra crime ambiental e resgata pássaros silvestres no Piauí

Os pássaros resgatados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil
Redação PI24h Redação PI24h

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou dois pássaros silvestres transportados ilegalmente e autuou um homem por crime ambiental na noite de quarta-feira, dia 23, na BR-230, em Floriano, a 248 km de Teresina.

Na ocasião, os policiais realizavam fiscalizações de rotina na região, quando abordaram um ônibus de viagem. Durante a abordagem, um dos passageiros, um homem de 63 anos, desceu rapidamente do veículo e informou que iria desembarcar no local. No entanto, a pressa e o anseio do indivíduo em sair antes dos procedimentos de verificação chamou a atenção dos agentes.

Diante disso, a equipe solicitou ao passageiro a abertura de suas malas. Na bagagem, foi encontrada uma gaiola com dois pássaros silvestres da espécie canários da terra. Indagado sobre o exposto, o homem afirmou que havia ganhado as aves de um amigo, em Canto do Buriti, mas que não possuía nenhum tipo de registro ou licença.

Perante os fatos, o homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer no Juizado Especial quando for intimado. Os pássaros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para serem entregues a órgãos ambientais responsáveis posteriormente.

De acordo com a lei 9.605/1998, é proibido manter em cativeiro espécies da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, sem a permissão, licença ou autorização da autoridade competente. O crime é passível a detenção de 6 meses a um ano e multa.

Compartilhar
Siga:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias