Sete barragens “sangram” com fortes chuvas, aponta Idepi

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) identificou que sete barragens “sangraram” com o volume de água atingindo a capacidade máxima de armazenamento e liberando as águas excedentes no interior do Estado.


Os reservatórios são: Mesa de Pedra em Valença do Piauí; Emparedado e Corredores, em Campo Maior; Bezerro, em José de Freitas; Salinas, em São Francisco do Piauí; Piracuruca, em Piracuruca e São Vicente, em São Miguel do Tapuio.

O órgão administra 14 barragens e monitora a estrutura física e o funcionamento sem constatar riscos. “Esse trabalho de fiscalização e monitoramento das barragens é contínuo, acontece durante todo o ano, sendo intensificado no período chuvoso devido ao aumento das chuvas em algumas regiões do estado”, disse o diretor de engenharia do Idepi, Antônio Marcos Silva.

A barragem do Bezerro, em José de Freitas, está com trabalhos de reparo e manutenção sendo executados, obra que está em fase final e é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Defesa Civil.

A barragem de Pedra Redonda, localizada na cidade de Conceição do Canindé, será recuperada em 2022. A obra será custeada por um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Regional. Este projeto está em fase final de elaboração e tem recursos garantidos no valor de R$ 11 milhões.

Compartilhar
Compartilhar:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias