Três açudes estão com mais de 80% da capacidade no Piauí

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) faz o acompanhamento constante de 27 reservatórios de água no Piauí. Na leitura mais recente realizada no último dia 28, três açudes ultrapassaram 80% da capacidade de armazenamento de água. São eles: açude Piracuruca, no município de mesmo nome, com 88%; açude Jenipapo, em São João do Piauí, com 85%; e açude Salinas, em São Francisco do Piauí, com 81%.

O açude Piracuruca tem capacidade para 250 milhões de metros cúbicos de água e o volume atual é de 219,2 milhões [88%]; o açude Jenipapo tem capacidade para 248 milhões de m³ e atualmente comporta 210,6 milhões de m³; e o açude Salinas tem capacidade para 17 mil m³ de água, e o volume atual é de 16.858 m³.

“Esse monitoramento é realizado com o auxílio de observadores em cada município onde ficam localizados os reservatórios. Cada observador tem um celular para a coleta e o envio dos dados por meio de um aplicativo, para a base de dados da Diretoria de Recursos Hídricos da Semar”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Marçal.

Mesmo com a alta, a Semar explica que o nível dos reservatórios monitorados se mantem dentro das cotas previstas para essa época do ano. Dados da Gerência de Hidrometeorologia da Semar indicam que os meses de janeiro e fevereiro apresentam probabilidade de chuva acima da faixa normal na maior parte do Piauí.

A probabilidade de um volume maior de chuvas requer um cuidado a mais no monitoramento dos reservatórios pelo Estado.

Share This Article
Compartilhar:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias