Empresa Escola: 1ª turma conclui curso e seis são contratados em Timon

Seis formandos serão contratados pela empresa parceira do curso em Timon
Redação PI24h Redação PI24h

Depois de frequentar aulas teóricas e práticas, alunos do Curso de Costura Básica em Malha, do Projeto Empresa Escola, foram certificados nesta segunda-feira, dia 18. Agora como profissionais, os alunos têm mais oportunidade de emprego e renda. Seis deles serão contratados pela empresa parceira do curso. Esta é a primeira turma formada pelo projeto, que é uma iniciativa da Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdest), e conta com a parceria de empresas e instituições.


Para o Curso de Costura Básica em Malha, o Poder Público Municipal contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Timon e do Grupo Noroeste, através da empresa Justa Fama.

O curso ofereceu qualificação e oportunidade de contratação. Felicidade dobrada para Alinoel Cabral da Silva, de 19 anos, um dos que serão contratados. “Eu fico feliz demais! Além da qualificação que eu recebi e do aprendizado, eu consegui aqui o meu primeiro emprego”, relatou Alinoel Cabral.

Quem também concluiu com êxito o curso foi a Yasnaia Tatiany Silva, de 26 anos, moradora da zona Rural de Timon. “É uma grande oportunidade para entrar no mercado de trabalho. Foi uma vivência muito importante. Pra gente que mora na zona Rural aqui de Timon é uma grande oportunidade, porque vai ser mais fácil uma vaga de emprego”, contou Yasnaia Silva.

“A oportunidade de ter feito o curso dentro da fábrica fez a gente vivenciar, na prática, como é fazer parte de uma empresa. Isso foi muito gratificante para o nosso desenvolvimento”, conta concludente do curso, Bianca Poti.

  • Fotos: Projeto Empresa Escola em Timon

Os representantes da empresa Justa Fama, do Grupo Noroeste, parabenizaram os novos profissionais e ressaltaram a satisfação em contribuir com o projeto. “Deixamos nossa mensagem de gratidão, parabenizando também quem conseguiu chegar até aqui. Esta foi apenas a primeira turma, e ficamos felizes em poder contribuir com a vida profissional de cada um”, ressalta o Sr. Mauro Fernandes, gerente industrial da empresa Justa Fama. “Hoje é o início de uma nova jornada, tanto pra quem vai empreender, como pra quem vai ser contratado”, completa o gerente técnico da empresa, Carlos Leal.

Além de fomentar a geração de emprego e renda, a iniciativa oferece a oportunidade de empreendedorismo. “Seis alunos serão contratados aqui, e muitos outros têm a intenção de empreender, e para isso contam com a sala do empreendedor, que dá todo o suporte para quem deseja se formalizar”, enfatiza Laura Carvalho, secretária da Semdest. Segundo ela, novas turmas já começam a ser preparadas, abrangendo áreas como logística e indústria de plásticos.

A conclusão da turma cumpre a missão de profissionalizar e de gerar emprego e renda. “Desenvolver as atividades no chão de fábrica deu a oportunidade de os alunos vivenciarem a prática profissional na indústria”, afirma a professora Denise de Sousa Lula, coordenadora pedagógica do polo Senai Timon. “Foi inspirador poder acompanhar de perto a evolução de cada aluno”, acrescenta a professora do curso, Francisca Silva, que trabalhou durante anos na fábrica da Justa Fama e hoje integra a equipe do Senai.

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias