A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdest) finalizou relatório que mostra crescimento da criação de novas empresas e geração de empregos durante a atual gestão no município de Timon. O levantamento é referente ao período de janeiro de 2022 a agosto de 2023. Os dados dos empregos gerados em Timon foram obtidos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.
O saldo de empregos gerados em Timon foi crescente, com aumento de 42% nestes 20 meses. O crescimento foi impulsionado principalmente pelo crescimento do setor de serviços, que gerou 2.694 novos empregos no período.
O saldo de empregos gerados em decorrência de obras públicas acompanhou o crescimento mantendo uma média de 8,71% neste período. No total as obras públicas já geraram um total de 688 empregos ao longo deste tempo.
O crescimento imobiliário no município de Timon proporcionou a geração de metade dos empregos acompanhando inclusive a alta dos empregos gerados, numa média de 49,81% neste período. No total o crescimento imobiliário gerou 3.937 empregos em 20 meses.
Setores
O setor de comércio gerou o maior crescimento no saldo de empregos em todos os meses (4.256), seguido pelos setores de serviços (3.135) e indústria (2.166). O setor de agricultura gerou o menor saldo de empregos (1.121), porém em percentual é o que mais tem avançado (51,9%). O saldo de empregos em todos os setores foi positivo, indicando que o mercado de trabalho em Timon está crescendo.
Empresas
O número de empresas ativas cresceu 10,3% de janeiro de 2022 a agosto de 2023. Isso indica que a economia de Timon está crescendo e que mais empresas estão se estabelecendo na cidade. O número de empresas extintas também aumentou no período, mas em uma taxa menor do que o número de empresas ativas. Isso indica que o crescimento econômico de Timon é mais impulsionado pela criação de novas empresas do que pelo fechamento de empresas existentes.
Comércio
O setor de serviços é o que mais contribui para o crescimento da economia de Timon com 71,4% do total de ativos. O comércio é responsável por 18,7% do total de empresas ativas e Indústria, por 9,9%. “Isso nos impele a seguir elaborando novas ações e projetos que nos permitam mitigar ao máximo o desemprego entre os timonenses, bem como criar estabilidade e segurança econômica para atrair novos empreendimentos e fidelizar os já instalados”, comentou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Laura Carvalho.
- 📲 Receba notícias em 1ª mão. ☝🏽 Clique no link e entre no grupo fechado do PI24h no WhatsApp. 👉🏼 https://pi24h.com/gz5x