Nº de vagas de emprego tem saldo positivo de 42% em Timon

O levantamento é referente ao período de janeiro de 2022 a agosto de 2023
Redação PI24h Redação PI24h

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdest) finalizou relatório que mostra crescimento da criação de novas empresas e geração de empregos durante a atual gestão no município de Timon. O levantamento é referente ao período de janeiro de 2022 a agosto de 2023. Os dados dos empregos gerados em Timon foram obtidos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.


O saldo de empregos gerados em Timon foi crescente, com aumento de 42% nestes 20 meses. O crescimento foi impulsionado principalmente pelo crescimento do setor de serviços, que gerou 2.694 novos empregos no período.

O saldo de empregos gerados em decorrência de obras públicas acompanhou o crescimento mantendo uma média de 8,71% neste período. No total as obras públicas já geraram um total de 688 empregos ao longo deste tempo.

O crescimento imobiliário no município de Timon proporcionou a geração de metade dos empregos acompanhando inclusive a alta dos empregos gerados, numa média de 49,81% neste período. No total o crescimento imobiliário gerou 3.937 empregos em 20 meses.

Setores

O setor de comércio gerou o maior crescimento no saldo de empregos em todos os meses (4.256), seguido pelos setores de serviços (3.135) e indústria (2.166). O setor de agricultura gerou o menor saldo de empregos (1.121), porém em percentual é o que mais tem avançado (51,9%). O saldo de empregos em todos os setores foi positivo, indicando que o mercado de trabalho em Timon está crescendo.

Empresas

O número de empresas ativas cresceu 10,3% de janeiro de 2022 a agosto de 2023. Isso indica que a economia de Timon está crescendo e que mais empresas estão se estabelecendo na cidade. O número de empresas extintas também aumentou no período, mas em uma taxa menor do que o número de empresas ativas. Isso indica que o crescimento econômico de Timon é mais impulsionado pela criação de novas empresas do que pelo fechamento de empresas existentes.

Comércio

O setor de serviços é o que mais contribui para o crescimento da economia de Timon com 71,4% do total de ativos. O comércio é responsável por 18,7% do total de empresas ativas e Indústria, por 9,9%. “Isso nos impele a seguir elaborando novas ações e projetos que nos permitam mitigar ao máximo o desemprego entre os timonenses, bem como criar estabilidade e segurança econômica para atrair novos empreendimentos e fidelizar os já instalados”, comentou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Laura Carvalho.

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias