Novos vereadores tomam posse após cassações em Timon

TSE decidiu, por unanimidade, cassar os mandatos dos vereadores por fraude na cota de gênero nas eleições de 2020
Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro

Os vereadores Francisco Torres (PCdoB) e Edison Capiau (PL) tomaram posse na manhã desta quarta-feira, dia 06, em sessão solene na Câmara Municipal de Timon. Os dois foram empossados após a cassação dos vereadores Helber Guimarães e Irmão Francisco, ambos do Republicanos, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


No dia 29 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, cassar os mandatos dos vereadores por fraude na cota de gênero nas eleições de 2020. Os ministros entenderam que houve descumprimento à regra que estabelece o percentual mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo nas eleições para a Câmara.

Os ministros decidiram, seguindo o voto do relator, pela a cassação dos diplomas dos candidatos da chapa determinando a nulidade dos votos recebidos com o recálculo do quociente eleitoral e partidário na eleição para vereadores de Timon.

Com o recálculo, foi dado posse aos novos vereadores Francisco Torres (PCdoB) e Edison Capiau (PL). A prefeita Dinair Veloso desejou sucesso aos novos vereadores e reiterou o bom diálogo com a Câmara de Timon.

“Desejo sucesso e boa sorte aos vereadores Francisco Torres e Edison Capiau, empossados hoje na Câmara Municipal de Timon. Reitero que manteremos o bom diálogo e união de esforços para continuarmos trabalhando por nossa cidade”, disse Dinair Veloso.

Compartilhar
Compartilhar:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias