Festival de Folguedos atrai grande público em Timon

Festival de Folguedos tem bumba meu boi, quadrilhas, forró pé de serra, carimbó e violeiros em Timon
Redação PI24h Redação PI24h

A primeira noite de programação do XXIX Festival de Folguedos, promovido pela Prefeitura de Timon, atraiu a presença em massa do público de toda a região dos Cocais. As atrações locais e nacionais valorizaram a cultura nordestina e as tradições do São João.

“Mais uma edição dos Folguedos de Timon pensada nos mínimos detalhes. Nós estamos trazendo bumba meu boi, quadrilhas, forró pé de serra, carimbó, violeiros, entre outros. Tudo foi pensado para as pessoas aproveitarem todos os ambientes e, assim, prestigiar o melhor São João da região”, ressaltou Leyliane Monteiro, presidente da Fundação Municipal de Cultura.

Na área da segurança pública, foi colocado em prática um forte esquema. “Temos cerca de 145 agentes por noite para garantir a segurança do público. O trânsito foi organizado pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMTrans) para dar fluidez nas ruas e segurança aos veículos estacionados”, detalhou Júnior Bacelar, secretário municipal de Segurança.

A Secretaria Municipal das Mulheres desenvolve, nos três dias de evento, um trabalho especial contra o assédio sexual e de acolhimento às mulheres, como explica a secretária da mulher, Kellyane Gedeon. “Estamos com uma barraca para trazer informações para as mulheres e combater o assédio sexual, em parceria com órgãos como a OAB e a Delegacia da Mulher. Nós estamos aqui para acolher as mulheres”, pontuou.

  • Fotos: XXIX Festival de Folguedos de Timon

Os comerciantes cadastrados e sorteados receberam, da prefeitura, barracas padronizadas e toda a estrutura para vender comidas e bebidas no evento. Eles reconheceram a qualidade da organização do encontro. “A minha avaliação é que está tudo muito bem organizado. Cada espaço oferece um tipo de alimento ou bebida adequado para as pessoas. O evento é importante para obter uma renda própria e mostrar o nosso trabalho”, relatou Karénn Richerllany, vendedora.

Foram várias as expressões de satisfação do público visitante que prestigiou as apresentações. “Os Folguedos estão bem bonitos e organizados. Eu gostei da segurança e acredito que toda a população está gostando”, disse Jaqueline Bezerra, comerciante. “A festa está bem organizada e com boas bandas. A prefeitura acertou em cheio!”, comentou Maciel da Silva, estudante.

A Vigilância Sanitária do município distribuiu material educativo e orientou os barraqueiros sobre descarte correto do lixo, segurança alimentar, além da distribuição de avental. A equipe vai permanecer no local do início ao encerramento do evento.

A prefeita de Timon, Dinair Veloso, destacou uma ampla cadeia de benéficos gerada a partir do evento. “Nosso objetivo é fomentar a cultura nordestina e promover o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Nós organizamos três dias de programação com muito carinho. Vamos ter 35 atrações locais e três nacionais, com muita segurança”, explicou a gestora.

Folguedos Timon
Prefeitura Dinair Veloso acompanha XXIX Festival de Folguedos. Foto: Divulgação
Share This Article
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias