Timon tem testagem rápida para feirantes contra Covid-19

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro

O Laboratório Central do município realizou, neste sábado, dia 08, testagem rápida contra a Covid-19 para os feirantes cadastrados da Ceasa. A estratégia da pesquisa sorológica está sendo realizada por categoria.

“Iniciamos a testagem pelos profissionais da Segurança Pública e no último sábado, nos feirantes cadastrados na Ceasa e comerciantes do Shopping Cidade Timon”, pontua Karla Emanuelle, diretora da Vigilância em Saúde.

“Do total de 54 feirantes que passaram pela pesquisa, 22,2% já adquiriram imunidade, apresentando IgG no momento da coleta de sangue”, explica o bioquímico e coordenador do laboratório, Leonardo Guedes.

Ele ainda acrescenta que “o critério adotado para a pesquisa foi apenas para pessoas entre 18 e 59 anos, que ainda não receberam a vacina contra a doença, a pesquisa ainda retém dados como: tipo sanguíneo, peso, altura, se é fumante ou ingere algum tipo de bebida alcoólica, ou faz uso de medicamentos de uso contínuo e se faz algum tratamento pós-covid”, explica Leonardo.

A identificação de casos da doença através dos testes é uma das ferramentas para conter o avanço do vírus e redirecionar os pacientes positivos para o atendimento. Timon possui 5 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) referenciadas no tratamento contra a Covid-19.

A investigação sorológica faz parte do Plano de Ação desenvolvido pela Prefeitura de Timon por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), para reabertura gradual das atividades econômicas. A prefeitura segue realizando as testagens e no próximo final de semana os funcionários do Shopping Cocais realizarão a pesquisa.

Compartilhar
Siga:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias