Pré-candidato a prefeito entra na lista de inelegíveis do TCE-PI

Átila Jesuíno está na lista de inelegíveis do TCE-PI para as eleições de 2024
Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro
  • Átila Jesuíno foi gestor do Idepi e teve reprovadas as contas de 2014
  • A condenação transitou em julgado - sem possibilidade de recurso - em 2021
  • A lista com os nomes dos inelegíveis vai ser enviada para o TRE-PI

O pré-candidato a prefeito de Santo Inácio do Piauí, Francisco Átila Araújo Moura Jesuíno, teve as contas julgadas irregulares e entrou na lista de inelegíveis do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para as eleições de 2024.

Átila Jesuíno foi gestor do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi). As contas julgadas irregulares são referentes ao exercício de 2014. A condenação transitou em julgado – sem possibilidade de recurso – em 31 de maio de 2021.

O TCE-PI divulgou nesta terça-feira, dia 09, a lista com cerca de 758 gestores que tiveram as contas rejeitadas por irregularidades insanáveis – o documento será enviado até o dia 15 de agosto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

O documento será usado pela Justiça Eleitoral no julgamento dos pedidos de registro de candidaturas nas eleições de 2024. Na prática, os gestores com contas irregulares sem possibilidade de recurso estão inelegíveis por oito anos a contar do trânsito em julgado no TCE-PI. A confirmação da inelegibilidade cabe ao TRE-PI.

Lista
Átila Jesuíno na lista de inelegíveis do TCE-PI. Foto: Reprodução

Santo Inácio do Piauí

Na eleição de 2020, o prefeito Tairo Mesquita foi candidato único em Santo Inácio do Piauí. Com a inelegibilidade de Átila Justino o município voltar a ter apenas um pré-candidato nas eleições de 2024 podendo repetir o cenário de 2020.

Tairo Mesquita
Prefeito Tairo Mesquita. Foto: Divulgação
Compartilhar
Siga:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias