Veja lista: TSE desmonetiza 4 canais bolsonaristas no YouTube

Redação PI24h Redação PI24h

O ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta terça-feira, dia 18, que o YouTube desmonetize quatro canais de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) por conta da difusão de conteúdos falsos contra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os canais desmonetizados são: Brasil Paralelo, Foco do Brasil, Folha Política e Dr. News. O ministro também intimou o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, a se manifestar em uma ação sobre difusão de fake news apresentada pela campanha de Lula.

A decisão determina ainda que o Twitter, YouTube e Google identifiquem 28 perfis suspeitos de compartilhar informações falsas de forma anônima. Caso contrário, as contas serão excluídas. O ministro também proibiu que os responsáveis pelos canais impulsionem conteúdo pago envolvendo Bolsonaro e Lula.

Em caso de descumprimento, deve ser aplicada multa de R$ 50 mil. O corregedor-geral também suspendeu a veiculação do vídeo intitulado “Quem mandou matar Jair Bolsonaro?” produzido pelo canal Brasil Paralelo. A publicação só poderá ser feita a partir do dia 31.

De acordo com Benedito Gonçalves, os canais produzem conteúdo a favor de Bolsonaro se valendo de fake news “prejudiciais ao candidato Lula, com significativa repercussão e efeitos persistentes”. Os canais adotam “comportamento simbiótico” em relação a campanha de Bolsonaro.

“Movimentam vultosos recursos financeiros, tanto arrecadados junto a assinantes e via monetização, quanto gastos em produção e impulsionamento de conteúdos”, destacou Benedito Gonçalves.

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias