A Polícia Militar do Piauí (PMPI) realizou nesta quarta-feira (02) a última reunião de alinhamento para o envio das tropas que atuarão na segurança das eleições municipais de 2024. Cerca de 6.500 policiais serão mobilizados para garantir a segurança em 3.560 locais de votação distribuídos por todo o estado.
Na manhã desta quarta-feira (02), a Polícia Militar do Piauí (PM-PI) finalizou os preparativos para a operação de segurança das eleições municipais de 2024, com uma reunião que definiu as rotas, horários e estratégias para o deslocamento das tropas. A partir das 7h de quinta-feira (03), cerca de 6.500 policiais militares começarão a ser enviados de cinco pontos de Teresina para reforçar o policiamento em 3.560 locais de votação espalhados por todo o estado.
De acordo com o coronel Jacks Galvão, comandante do Departamento Geral de Operações (DGO) da PM-PI, a operação visa garantir que as tropas cheguem em tempo aos destinos, considerando as longas distâncias em algumas rotas. “A partir de amanhã, 7h da manhã, estaremos enviando o maior número de policiais para os reforços do interior”, afirmou Galvão.
Além da presença física nos locais de votação, as forças de segurança estarão concentradas em um Centro Integrado no Quartel do Comando-Geral da PM-PI em Teresina, monitorando em tempo real todas as zonas eleitorais do estado. No domingo (06), dia do pleito, o centro começará a operar às 7h30 da manhã, com representantes de todas as forças de segurança do Piauí. O objetivo é avaliar rapidamente qualquer situação emergente e tomar decisões em conjunto com a Secretaria de Segurança.
O coronel Galvão afirmou que espera uma eleição tranquila, com a realização de sobrevoos em algumas cidades e visitas aos colégios eleitorais durante o processo de votação. “Nosso povo é muito pacífico, então acreditamos que teremos um pleito tranquilo”, completou o comandante.